Social Icons

Mostrar mensagens com a etiqueta Simple food. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Simple food. Mostrar todas as mensagens

Simple food (81)

6 de março de 2017


Este Domingo fiz crepes para o nosso lanche. Como gosto imenso de citrinos resolvi fazer uma calda com as toranjas que tinha em casa. Ficaram delíciosos! Deixo-vos a receita para se quiserem experimentar um dia destes.

Massa de crepes: (usei a da bimby)
250g de farinha sem fermento
2 ovos
500 ml de leite
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal

Calda de Toranja:
Sumo de uma toranja, 2 fatias ou três de outra toranja, uma colher de sopa de mel, duas colheres de sopa de vinho do porto, 1 pau de canela, duas sementes de cardamomo e 1 pitada de baunilha. Juntar tudo num tachinho e em lume brando, deixar ferver durante 5 minutos. Deixe arrefecer e delicie-se!

Alimentação

23 de outubro de 2016

Vou-vos contar uma coisa. Há uns anos atrás vivia em romaria a caminho dos shoppings, saía do emprego e antes de apanhar os transportes tinha que visitar algumas lojas; até que um dia uma amiga disse-me, o teu filho ainda há-de nascer no shopping! Chegava a ir de manhã e à noite, porque por vezes me esquecia de qualquer coisa. Hoje, tornei-me numa mulher diferente, menos pretensiosa, menos materialista, mais madura e sobretudo mais simples. É claro que ainda entro num shopping, para comprar um livro ou para ir às compras e encher a despensa, de resto muitas das outras coisas me passam ao lado, ou antes, os interesses mudaram. Hoje a preocupação não é se visto preto ou castanho e que brincos e mala irei combinar, mas sim, o que vou comer amanhã!

Nessa preocupação constante, procuro saber e informar-me qual a origem dos produtos que compro cá para casa. Uma das regras, penso que a mais importante é procurar produtos sazonais e nacionais, pois não só estamos a ajudar a nossa agricultura como também sabemos de antemão de onde vêm o que colocamos no nosso prato. Aqui na minha zona, em Azeitão, há imensos produtores agrícolas, há bom pão, queijo, azeitonas e por sorte também vivemos na rota dos vinhos da Península de Setúbal! Vivemos num país onde não carecemos da falta de bons alimentos, Portugal é rico em vários sectores alimentares, é um país onde a gastronomia é variada e boa! No sábado de manhã o Tomás acordou-me às sete horas, às oito e tal já estava na praça a comprar a fruta, os legumes e o pão para o pequeno-almoço, tudo fresco e gostoso.


Se se interessam por tudo o que descrevi e muito mais, proponho-lhes a visitar de 28 a 30 de Outubro a  3ª edição do Portugal Agro - um evento que promove toda a produção das regiões da nossa terra, produtos e produtores, em Lisboa, no Parque nas Nações. 

O programa é vasto e eu não irei faltar!

. Showcooking - Apresentação e degustação de produtos
. Tertúlias gastronómicas


. Confecção de receitas ao vivo

. Workshops culinários para os mais novos
. Venda directa de produtos regionais e certificados
. Contacto directo com os produtores presentes das várias regiões do país

Para mais informações podem aceder a este link: Portugal Agro

A todos os interessados, peço que preencham até ao dia 26 o formulário abaixo, pois terei todo o gosto em vos oferecer algumas entradas para este evento. O sorteio irá ser realizado via random.org. Os vencedores serão contactados por email.


Simple food (80)

28 de setembro de 2016



Existem algumas árvores de fruto perto de nossa casa em terrenos baldios. Este verão já perdi a conta aos figos que tenho trazido para casa de algumas figueiras aqui próximas, desta vez, foram os marmelos a encher a cesta da bicicleta. Não são enormes nem tão pouco vistosos, mas suficientemente generosos. Esta tarde pus mãos à obra. Pensei em fazer marmelada, o mais óbvio quando se trata de ter marmelos, mas pensei que poderia dar-lhes outro uso e então decidi optar por fazer uma tarte. Sem glúten e a puxar um pouco mais para o saudável ( excepto o açúcar que usei para polvilhar e que para a próxima substituo por côco ralado). 

Receita:
base - 200 gr de farinha de aveia (usei flocos de aveia sem glúten e triturei), 50 gr de farinha de trigo sarraceno, 1 colher de café de goma xantana e óleo de côco.

Recheio: Descascar os marmelos e cortá-los em palitos muito finos, regar com sumo de limão, canela e adoçar com xarope de ágave. Mexer bem e deixar repousar 30 minutos.

Preparar: forrar a tarteira e dispor o preparado de marmelos. Enfeite o topo da tarde ao seu gosto e deixe mesmo assim.

Coze em forno a 180º aproximadamente 45 minutos. 

Simple food (79)

14 de fevereiro de 2016



Nunca fui muito de festejar este dia, mas a chuva hoje transportou-me para uma nostalgia romântica! A lareira crepitou toda a tarde num ambiente morno, o nosso forno suspirou de amores, pois nunca tinha recebido à sua porta tantos corações, a cozinha perfumou-se de maçã e canela e eu depois deste lanche em família, do modo mais romântico, adormeci! 

A receita desta tarte de Maçãs:

Para a massa - 300 g de farinha (usei sem glúten da schar), 130 g de margarina, 70 g de água, uma pitada de sal, 1 colher de chá de açúcar. Colocar por esta ordem na bimby e bater 15 seg/ vel 6. Divida a massa em duas partes iguais, uma dessas partes estenda na tarteira, a restante fica para cortar com um cortador de bolachas, que servirá para cobrir o topo da tarte depois desta estar recheada. Neste caso, usei um cortador de bolachas em formato de coração, mas podem usar outros desenhos à vossa escolha. 

Recheio: 4 maças reinetas descascadas e cortadas à lascas, açúcar, canela e licor. Numa tigela grande coloque as maçãs, polvilhe com três colheres de sopa de açúcar amarelo, canela e um pouco de licor de ginga. Deixe repousar durante umas horas para as maçãs tomarem o gosto. Encha a tarteira com esta mistura e cubra com a restante massa que cortou. Leve ao forno durante 30 min. aproximadamente. 

Deguste e de preferência não durma!

Simple food (78)

22 de janeiro de 2016


Hoje deixo-vos uma receita maravilhosa para o fim-de-semana - lasagna de frango com cogumelos. Estes cogumelos que podem ver na imagem são maravilhosos, para quem for de Lisboa, pode comprar os mesmos nos supermercados do Martim Moniz (são mais baratos). Com eles preparei esta deliciosa lasagna. Super fácil de fazer! Ora vejam:

Ingredientes: bifes de frango, cogumelos, placas de lasagna, béchamel, queijo parmesan, cebola , alho, azeite e especiarias. Molho de tomate (opcional).

Como fiz: cozi os bifes com água e sal na panela de pressão 12minutos. Escorri a água e voltei a fechar a panela com os bifes lá dentro. Sacudir a panela e abrir até ver que os bifes ficam desfiados!
Num tacho fazer um refogado de azeite e cebola, uma folha de louro, sal, pimenta e juntar os bifes. Juntar os cogumelos já lavados e laminados e envolver até ficar tudo cozinhado.  Fazer um molho béchamel. Juntar as camadas num tabuleiro de ir ao forno: molho de tomate (gosto sempre de colocar na base e por norma tenho sempre congelado), lasagna, carne e cogumelos, béchamel. Repetir procedimento por esta ordem e acabar com queijo parmesan ralado. Colocar no forno. durante 20 minutos. Espero que gostem! 

Bom fim-de-semana!

Simple food (77)

16 de dezembro de 2015


O que fazer com fruta madura? Tartes!
(poderá chamar-se tarte a este pequeno fenómeno de forno?)

Tarte de Pêra:
Cozer as pêras com um fio de xarope de mapple, canela, nozes e avelãs partidas aos bocadinhos. Passar tudo até ficar em puré. Divida uma embalagem de massa quebrada em duas partes iguais. De uma das partes forre a tarteira e deite o puré da fruta, de seguida estenda a outra metade da massa e cubra toda a superficie. Pincele com ovo e leve ao forno até cozer a massa.

Simple food (76)

14 de dezembro de 2015

E hoje é isto. Uma receita cremosa e quentinha com as cores do nosso inverno que se aproxima. Podem guarnecer a sopa com lasquinhas de queijo da ilha, nozes, ou cranberries desidratados, a minha opção favorita!




Simple food (75)

10 de novembro de 2015




Esta é uma das minhas papas preferidas de sempre. Papa de amaranto com banana caramelizada. O amaranto é um grão com mais de 8.000 anos, muito usado antigamente pelos incas, maias e astecas. Este cereal é isento de glúten e rico em fibras, cálcio e ferro. Pouco se ouve falar dele, mas é tão bom ou melhor que a aveia ou a quinoa. Podemos usá-lo nos batidos, nas saladas, junto com o arroz ou com a quinoa, mas é em papa que gosto mais, não sei se será pela textura ou pelo sabor de ser cozido com o leite. Esta receita é bastante nutritiva, boa para um pequeno-almoço ou lanche. Para adoçar e ficar ainda melhor podemos caramelizar banana e juntar a esta papa ou outra. 
Fiquei a conhecer esta receita quando fiz a dieta da Kate é do blog Compassionate Cuisine, a sua autora chama-se Márcia Gonçalves, tal como eu. Alterei um pouco a receita ao juntar alguns ingredientes. Espero que façam porque é mesmo deliciosa!

Receita: papa de amaranto com yogurte grego e frutos secos

Começamos por caramelizar a banana. Numa frigideira anti-aderente cortamos uma banana em rodelas  e sem gordura nenhuma pomos a caramelizar de um lado e de outro as fatias até ficarem douradas. Este truque é óptimo para outras papas.

Num tachinho pequeno usei duas chávenas de café de leite de amêndoa, um pau de canela, e três colhes de sopa generosas de amaranto. Deixa-se ferver tudo em lume brando durante uns 15 minutos. Enquanto ferve juntei duas colheres de sopa de mistura de sementes (truque da minha prima Raquel: ter sempre um frasco com a seguinte mistura de semente: linhaça, sésamo e girassol) e a banana caramelizada (previamente esmagada com o garfo). Mexer tudo até a papa ficar cozida.

Numa juntar amêndoas, nozes ou avelãs. Sementes goji e para quem quiser ir mais além, a papa fica ainda mais deliciosa com uma colherada de yogurte grego, como na fotografia. Para finalizar um fio de mapple ou de mel (nesta receita não usei).

Simple food (73)

12 de janeiro de 2015

Começar o ano no blog com um post de partilha parece-me bem. Há umas semanas atrás vi uma receita que me prendeu a atenção, granola. Costumava fazer imensas vezes esta granola quando morávamos em Azeitão, pois era muito fácil encontrar e comprar os frutos secos no mercado mensal da região. Comprava sempre os frutos secos com casca, pois justificava a diferença de preço. Mas esta granola que fiz no sábado, curiosamente também em Azeitão é muito melhor que a anterior que fazia, pois leva puré de maçã e podem acrescentar no fim bocadinhos de maçã desidratada, foi essa particularidade que me prendeu a atenção. Adoro tudo o que seja receitas com maçãs! Para quem quer começar o Ano de forma mais saudável, esta receita é boa para os pequenos-almoços e lanches. A receita é do blog "Nem acredito que isto é saudável", que também está cheio de boas dicas culinárias. Fiz apenas uma pequena alteração, em vez de passas coloquei coco em lascas desidratado e usei maçã reineta no puré.


Agradeço à Ana o saco doce e carinhoso que entregou ao meu marido com compotas e outras iguarias e à Neuza agradeço as decorações giras que fez para o quarto do Tomás. Obrigada a ambas, gostei muito dos presentes!

Simple food (72)

17 de julho de 2014

Hoje, uma brisa leve e fresca paira por aqui e eu e o Tomás aproveitamos a almoçar lá fora. 
Tenho andado a fazer dieta, porque os abusos dos  almoços ou jantares regados de bom vinho e pão teriam que ter consequencias, num corpo que já não é o que era. Já passei os 40 e sei que com qualquer deslize, engordo facilmente. Não pretendo ser magricela, só quero caber nas minhas roupas, sem ter de comprar mais, sem necessidade. Para isso recorri á Kate Pedro Nunes e estou a seguir a sua dieta, e a adorar as sugestões e planos! Hoje, ao almoço experimentei esta cama de bacalhau e courgette, com açafrão e ervas. Para refrescar, bebo ao longo do dia esta maravilhosa água (que já não passo sem), fresca e desintoxicante. 

Á minha frente, o Tomás devora um prato de massa como se não houvesse amanhã!!!

Simple Food (71)

2 de abril de 2014


A comida é o principal medicamento para o nosso corpo e a mim parece-me que a máxima "tu és aquilo que comes" tem um valor muito credível. Além da comida ser a principal fonte que alimenta e dá energia ao nosso corpo, existem suplementos que ajudam a agir em diversas funções. Eu sou uma pessoa difícil de tomar seja o que for, porque tenho a sorte de ser saudável, mas no dia de amanhã ninguém sabe. Mas suplementos, alguns faço-os quase sempre e outros apenas num determinado tempo, como o caso daqueles que escolho e tomo no final do verão para fortalecer o corpo contra as agressões do frio do inverno. O Psyllium, é aquele que tomo sempre [expecto quando me esqueço], porque preciso muito desta fibra porque sem ela e outras o meu intestino não dá sinais de existência! A Chlorella é daquelas coisas mesmo boas para desintoxicar o nosso organismo, eu adoro e estou neste momento a fazer um frasco. Existe em pó, mas é mais pratico tomar logo de manhã assim em cápsula ou levar na mala para não esquecer. Podem ler aqui. Faço dois frascos no ano. Para o cabelo e as unhas tomo também suplementos, o meu cabelo é demasiado fino e embaraça facilmente. Eu costumo dizer a brincar que é mais ou menos como o conflito israelo-palestino, saiu à rua em tempo húmido e é uma guerra para o meu pente! Os suplementos para o cabelo, podem variar nas marcas, é só ver o rótulo e procurar algo rico em vitaminas e minerais como a vitamina E, e complexo B ou procurar ajuda nesse sentido com os responsáveis da loja. E vocês também tomam alguns suplementos? Quais gostam mais? Preocupam-se com o vosso sistema imunitário? 
A minha loja de eleição é o Celeiro sou mega fã. Lá existe tudo, para além disso o atendimento é cinco estrelas, muito profissionais. 

Nota 1 - [isto não é um patrocínio, apenas falo das marcas, porque uso e gosto].

Nota 2 - [Atenção que esta pequena lista, é apenas aquilo que eu tomo de momento, podem e devem se aconselhar com um profissional de saúde.]

Gostaria de ir mais além e perguntar-vos se gostam deste tipo de posts? Ou quais gostam mais de ler? O simple food, o lifestyle, o things I love, crafts, ou natureza? 
Obrigada! 

Simple Food (70)

28 de março de 2014

Não sei se já ouviram falar da biomassa de banana verde? Para quem não conhece, eu sugiro que pesquise um pouco no google sobre este tema, isto se se interessar por nutrição e saúde. Esta é uma daquelas coisas que realmente confesso que nunca tinha ouvido falar, já as sementes e os pós de perlimpimpim esses sempre existiram nas prateleiras das ervanárias [há uns anos largos conheci por formação toda esta família das macas, do açaí e das sementes em voga, pois trabalhava na área dos produtos naturais]. Voltando à biomassa, não é nada mais que banana verde cozida e triturada. A biomassa pode ser usada em tudo que preparamos: sumos, bolos, panquecas, pão, yogurte, etc... é algo que faz muito bem ao organismo, à digestão, aos intestinos, ao coração e à dieta, não irei explicar, porque ficaria um post muito longo mas podem pesquisar ou ver o vídeo no final do post. Ontem, fiz biomassa e fotografei para vos mostrar. Tenho a sorte de ter bananeiras no jardim, então recolhi um cacho [que trazia de presente uma enorme aranha!]. Como se faz a biomassa? Cozemos as bananas verdes com a casca na panela de pressão uns 7 minutos, depois disso retiramos a casca e num processador batemos as bananas cozidas, guardamos no frigorífico ou no congelador e usamos enquanto cozinhamos.

Esta taça que ontem foi o meu almoço leva biomassa de banana verde. Fiz assim: 

1 manga, 1 colher de sopa de grego, 200ml de leite vegetal (se tiverem de coco, melhor), 1 colher de sopa de linhaça, 1 colher de sopa de chia, 1 colher de café de psyllium, 1 folha de gelatina (demolhada), uma pitada de canela. Bater tudo. Numa taça, envolver o interior com xarope de açer e verter todo o preparado. Por cima, coloquei coco triturado queimado. Uma delícia!

O vídeo abaixo mostra-vos todo o processo da biomassa, para além disso a nutricionista é fantástica [ pena não se comercializarem cá os seus livros]. 

 

Simple Food

20 de março de 2014


Quando conheci o meu marido deixei de ser vegetariana. Isto assim dito à força soa mal, mas é pura verdade. Não que o J. me tenha dito: - toma lá come este hamburguer, bife, e bebe este vinho ou coca cola e vais ver que é bom. não foi bem assim, mas não andou longe... Aos poucos comecei a gostar de tudo o que o via pedir. O Amor tem destas coisas, a cumplicidade!!! Quando conheci o meu marido também engordei [óbvio!]. Por isso, ele é o responsável por tudo isto. Mas passados alguns anos ele passou também a gostar da minha comida e a pedir-me que lhe fizesse quinoa ou tofu, por isso à mesa reencontramos-nos! Costumo aproveitar o almoço refeição que faço sempre sozinha, para fazer alguns pratos macro ou vegans e quando sobra comida ele já costuma provar e gostar. A quinoa preparo-a sempre de véspera e gosto dela com bastante molho de tomate, para ficar assim com esta cor avermelhada. Para acompanhar assei batata doce às rodelas com couve flor, previamente temperadas com sal, pimenta, alho em pó, cominhos, azeite e raspa de limão. O sumo tem laranja, papaia, uma cenoura, uma mão de goji e agar agar (para a queda de cabelo, tenho usado esta alga ou uma folha de gelatina nos sumos e batidos). É bom reparar que existe cada vez mais gente a optar por estes sumos de fruta e verdes, e que cada vez mais nascem novos posts nas redes sociais, assim existirão mais ideias a quem podemos recorrer para aprender. Tenho algumas amigas vegetarianas que o fazem desde sempre e que os filhos bebem sempre antes de ir para o colégio; já cá em casa não consigo sequer que o Tomás beba um sumo destes, apenas só laranja e coado!

Há um passatempo a decorrer na página by deva do facebook. Podem ver como se participa aqui.

Simple Food

3 de janeiro de 2014

Este Natal abusei e comi sem cuidado, até filhós de cenoura eu fiz, fritei e comi! Ingeri todo o açúcar dos doces e ainda, o trigo, esse ressabiado que me dilatou a barriga e que me faz tão mal! Mas, pior sei que no próximo ano farei o mesmo, igual, pois Natal sem doces tradicionais não tem piada. Ontem comecei o meu detox, como toda a gente depois das festas, recomeçar o cuidado no que diz respeito à alimentação. Chá verde em jejum, batidos de fruta com sementes e spirulina, sopas, e o habitual. Aproveitei e estive a rever a tag que criei aqui no blog em 2010 - Simple Food - Um arquivo de receitas saudáveis, à base de macrobiótica e alimentos naturais. Podem ver algumas dessas receitas no separador. As Fotos foram todas tiradas por mim.