Limpeza digital



Já tinha ouvido falar do minimalismo digital. Recentemente também ouvi um podcast em que a Cláudia Fonseca do Holística entrevistava a Krystel Leal e ambas falavam, de como "viver sem as redes sociais". Bom, não sou tão radical ao ponto de apagar tudo ou viver sem as redes! Afinal eu adoro Internet e redes! 

Mas muitas coisas fizeram-me algum sentido. Olhei para o meu telemóvel e constatei que tinha uma série de aplicações que não usava e muitas penso que nem cheguei abri-las! É impressionante como passamos a vida a acumular. Fiz uma limpeza e deixei apenas o que realmente era útil para mim. No Instagram fiz o mesmo nos items guardados: decorações, receitas, styling, viagens, recortes e mais recortes em forma virtual, ali tudo acumulado. Da minha minha conta pessoal de instagram apaguei 265 seguidores e ainda tenho 68 pedidos, muitos de marcas que nunca ouvi falar na vida. Havia pessoas pelas quais nutro alguma estima e simpatia, mas a questão não se trata de simpatias, mas sim de querer proteger-me. Apaguei seguidores que nunca lhes vi a cara, perfis sem rosto e sem seguidores, perfis com apenas posts de "coisas", pessoas com quem eu ali estava a partilhar a minha família e os meus, sem que nunca as tivesse conhecido pessoalmente. Há quem o faça, mas um pouco de privacidade dentro do privado, era tudo o que queria do mundo on-line. Depois de um episódio incompreendido, isso também me deixou mais apreensiva e calculista. 

Tenho uma conta aberta para todos vós (o by deva), onde dou a cara, onde faço partilhas com prazer e dedicação para convosco e onde escrevo e mostro um pouco sobre mim. 

Até breve, por aqui no by Deva.

0 comments