Nature Journal

O ano passado comecei o meu primeiro "nature journal" e em Janeiro o "morning journal", mas este último fica para um outro post. Sobre o nature journal, a ideia surgiu primeiro em forma de herbário. À medida que ia comprando livros sobre flora e botânica comecei por perceber que o herbário era um assunto mais sério e científico então achei mais fácil criar algo que me permitisse ser mais livre, mais inspirador e menos técnico. Para me inspirar comecei primeiro por ver alguns tutoriais e imagens em outros blogs estrangeiros. Posteriormente comecei a juntar material, prints, autocolantes, carimbos, etc... e aos poucos o nature journal surgiu.

E o que é um "nature journal"? 
Basicamente é um caderno ou bloco de anotações, desenhos e apontamentos sobre um determinado tema, neste caso a natureza. 
E o que se coloca no nature journal? 
Tudo o que a nossa inspiração nos permitir. No meu caso eu gosto de colar nas páginas do meu jornal, folhas e flores prensadas, fazer desenhos e embeleza-lo com recortes sugestivos sobre natureza em geral flora.
Que tipo de caderno devo usar?
Um qualquer que tenham em casa, pode ser um caderno de linhas ou de desenho. Eu comecei por um caderno moleskine, porque achei muito versátil para transportar na mala, as páginas lisas em tom pastel também me conquistaram. Se quiserem desenhar é uma ótima opção de compra, se for para pintar sugiro um sketchbook com páginas mais grossas de forma a não "encaracolarem" caso usem  aguarela. Também podem usar aquele bloco que compraram há imenso tempo e que ainda não o estrearam! 
Como começar?
Escolher um tema e um lugar. Fazer um passeio e observar o meio envolvente. Descrever o que viram e sentiram. Podem dividir o jornal consoante as quatro estações, as mudanças que verificam no inverno e no verão no vosso jardim ou no vosso lugar preferido. Pode ser uma praia, uma floresta, uma mata, um jardim, etc... Podem recolher conchas, ou flores de um passeio e tentar desenhar em casa. As crianças são uma boa companhia para este tipo de actividades e também podem ajudar. 
Vamos criar um grupo?
Se isto vos despertou algum tipo de interesse sugiro o seguinte: cada um escolhe o tema do seu jornal e uma vez por semana no nosso Instagram mostramos a nossa página preferida através de uma hashtag: #ptartjournal

Também fiz um filme novo para o meu canal no Youtube, onde falo um bocadinho sobre isto que acabei de explicar. Podem vê-lo aqui. Quero no entanto pedir-vos desculpa por não ser um video bonito, mas cá em casa nenhum de nós domina nada sobre esta arte técnica. Sintam-se à vontade para sugerir ideias e participar.


10 comentários

  1. Adoro a ideia - eu ando sempre com cadernos atrás, onde escrevinho e desenho - mas acho que só me vou juntar no verão, neste momento já tenho muito em mãos... Vou ver o vídeo.

    ResponderEliminar
  2. Olá Márcia!!
    Que ideia maravilhosa!
    Claro é, que o teu está lindo!
    Sempre fui de andar com cadernos comigo, até porque adoro escrever, e assim sendo ando sempre acompanhada de um caderno não vá a inspiração aparecer de repente!
    Neste momento o meu tempo livre não me permite a participar mas vou estar atenta como sempre às tuas fotografias!
    Vou espreitar o vídeo também.
    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
  3. Mas que bela ideia!!! Agora que deixei o blog, sinto falta de "postar" qualquer coisa para mim. Acho que vou alinhar! Parabéns pela mega ideia e fico à espera do post sobre o morning journal! Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana é tempo de regressar! Aposto que blocos e canetas é coisa que não falta por aí :) bjs

      Eliminar
  4. Olá olá :)
    Que excelente ideia, também tenho um para textos, reflexões mas nunca pensei colar recortes... é uma excelente ideia!
    Vou fazer um do género com vários recortes.
    O teu ficou super giro, e esse cacto é muito bonito!
    Bom fim-de-semana!*

    ResponderEliminar
  5. Que ideia linda Márcia, e inspiradora! Hei-de seguir a tua dica e fazer um! É algo que tenho vontade de começar desde que li um livro da Edith Holden (que a minha mãe tem)... https://www.amazon.com/Country-Diary-Edwardian-Lady/dp/1846660157. As morning pages também estão na minha mira! ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adorei a ideia :) Para não não dava uma coisa desse género, porque tenho zero jeito para o desenho e gosto muito da natureza, mas acho que não ia conseguir transportá-la para as páginas de um caderno. Agora o morning journal despertou-me imenso a curiosidade. Nunca ouvi falar disso!
    Fico à espera do novo post ;)

    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. Adoro tudo o que é material de escrita e adoro escrever. Não é uma mistura explosiva? É, claro! O problema é que nunca estou satisfeita com apenas uma coisa. Se escolho uma agenda, vejo logo outra que gostaria mais. Se decido ter um journal a partir de um bloco, logo vejo um dossier e folhas lindas para juntar, e logo a seguir há um caderno de argolas que me fascina... e com tanta escolha e tanta indecisão fico a meio do caminho em tudo! Há tempos vi os planners cheios de aplicações e os junk journals e afins que o nome não é grande coisa, e achei que podia fazer um para mim, sobre qualquer coisa ou sobre tudo. Não tive coragem e fiquei-me pelo material, à espera de decisão sobre o tema... Acho que o teu está muito bonito e também acho que dedicado a um tema é mais saudável, mas o difícil é escolher o tema, porque a ideia geral está maravilhosa e a hashtag guardada para quem sabe, um dia... Desculpa p extenso, mas apeteceu-me desabafar...

    ResponderEliminar

Instagram