Sobre o nosso Verão (parte I)


Este verão planeamos visitar algumas aldeias que ainda não tínhamos feito na rota das "Aldeias do Xisto"; já conhecíamos Góis, Predógão, Casais da Serra, entre outras aldeias circundantes, mas o concelho de Arganil tinha algo mais para nos mostrar, a Fraga da Pena, um dos tesouro mais bem guardados na lindíssima Serra do Açor. Na minha paixão pela natureza, digamos que o expoente máximo e predileto do mundo verde é a montanha e a cascata. O lugar que procurei para passarmos  férias teria de ter floresta, água e de preferência estar localizado numa serra, foi então que descobri a casa da Heather no Airbnb! A casa fica num vale (mais um ponto a favor) no meio de muitas árvores, muita paz, sossego e muita serenidade para quem busca lugares como aquele que tive oportunidade de estar e ficar. Ouvem-se os passarinhos e um curso de água algures e as vozes que por vezes chegam da comunidade inglesa que ali decidiu viver. De manhã quando acordava, vinha cá fora e sentava-me a observar a neblina que cobria todo o vale e serra com o seu ar puro, limpo e fresco. 


Da casa onde estávamos em 20 minutos a pé chegávamos à cascata. Um lugar daqueles tipo postal, simplesmente perfeito! Na fraga pudemos nadar numa das cascatas (tem várias), a água é límpida e muito fria, mas valeu a pena a experiência naquela água transparente! A flora apresentava-se em vários tons esverdeados, apesar do verão quente que fez, nada parece importunar a vida luxuriante daquelas plantas e árvores que ali permanecem. É sem dúvida um lugar muito bonito para quem aprecia natureza, o campo. Sugiro que evitem fazer esta visita aos fins-de-semana, pois acaba por estar cheio de gente e para fotografar torna-se complicado. Vim com os bolsos dos meus calções cheios de pedrinhas de xisto que apanhei nos riachos, lindas para fazer pisa-papéis. Deixo-vos com algumas imagens da Cascata.


Penso que Deus mora entre todos nós e descansa em lugares como este, onde os raios de luz brilham e iluminam o que existe de mais puro e belo. 

14 comments

  1. Lindo! Imagino a paz que se deve sentir no meio de tanto verde. E depois encontrar esses tesouros escondidos é do melhor.

    ResponderEliminar
  2. Que lindo, Márcia! Um lugar mesmo puro e belo. Adorei as fotografias, estão mesmo maravilhosas. A natureza é mesmo um encanto ;)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que delícia de fotografias. Tanta beleza, a natureza consegue ser perfeita sem que faça nada por isso 🙏! Já te tinha dito mas volto a dizer adoro ver a natureza pelos teus olhos ♥. Beijinho e bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A natureza é mesmo bela e felizes todos os que a respeitam e admiram. Beijinhos :)

      Eliminar
  4. Que lindo tudo!! Adoro essas neblinas de montanha, a primeira foto é uma maravilha :) *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro as neblinas na montanha Ana! Obrigada. Beijinhos :)

      Eliminar
  5. Por acaso não conheço essas fragas, ficam já na lista, gostei muito, conheço as Fragas de São Simão na zona de Figueiró dos Vinhos, também são muito bonitas.

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana, as fragas de São Simão são muito bonitas também, gostei muito de visitar essa zona.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar