Fetos

Alguém gosta de fetos? Eu acho-os uma planta bastante vistosa. Não servem propriamente para enfeitar uma jarra, mas ficam lindamente num vaso. Há uns meses plantei alguns filhotes de feto na terra, estrategicamente perto de uma torneira que usamos muito no verão para regar e onde sei que existe sempre a possibilidade de fugas de água. Espero que tenha sorte e que se desenvolvam. Mas a natureza é sempre mais perfeita onde lhe pertence. Nos passeios pela serra gosto de observar os fetos que crescem nos troncos das árvores e nas rochas, sei que crescem sempre em lugares húmidos, frescos e sombrios. São plantas que não produzem flores e sementes, a sua reprodução é feita por meio de esporos, umas bolinhas amarelas que se encontram na parte inferior da folha.

No dia do meu aniversário recebi flores e alguns dos ramos traziam fetos que tirei e separei para secar. Guardei-os propositadamente para o arquivo que estou a fazer sobre amostras de plantas e flores e outros para fazer um quadro para a nossa sala. 

DIY: Quadro de folhas secas
Para fazermos um quadro com uma planta seca à nossa escolha vamos precisar de papel, um livro, uma moldura e fita cola. Comecem por colocar a planta com todo o cuidado a  secar dentro de um livro ou de uma lista telefónica. Esperem algumas semanas para a planta desidratar. Colem com um pouco de fita adesiva a folha da planta num papel que gostem. Podem usar algumas notas escritas na folha, por exemplo, o género de planta ou o local e data onde recolheram a mesma. Eu prefiro guardar esta informação para o herbarium. Por fim, escolham uma moldura que gostem e emoldurem o vosso trabalho. Eu aproveitei a dar vida a uma moldura antiga cuja a estampa já me estava a cansar e assim não gastei dinheiro a comprar uma moldura nova. 


1 comentário

  1. Gosto imenso de ver os fetos no meio da natureza, há zonas onde há muitos, adoro, mas não penso sequer plantá-los no meu quintal que é tão exposto ao sol. Beijinhos

    ResponderEliminar