Cogumelos


Ao longo de alguns anos tenho prestado atenção nos cogumelos que vamos encontrando no campo, e não deixo de admirar estes pequenos fungos. O universo dos cogumelos é muitíssimo vasto e uma das coisas que adorava, seria conhecer uma daquelas pessoas que os recolhem com sabedoria e os conhecem como as palmas das suas próprias mãos. Por enquanto só conheço os que me vêm parar ao prato e aqueles que tento não pisar quando caminhamos no bosque. Ando fascinada com uma série de coisas relativas à natureza e uma delas é mesmo este pequeno fungo, que só me faz lembrar os sete anões e a branca de neve [não tentem perceber porquê, porque eu também ainda não cheguei lá]. 

Como não os posso recolher e colocá-los numa jarra, à semelhança das flores, fotografo-os! Em breve poderão vê-los na loja.

8 comentários

  1. Olá minha querida. E que tal uma escapadela a beira alta ou trás-os-montes? Nao conheces ninguém que tenha lá família? Eu passei muitas férias numa aldeia do Sabugal. Aprendi lá muito e volto sempre com saudade. Em Novembro estive em casa dos pais de um amigo numa aldeia de Bragança. Uma autentica viagem às raízes daquela terra, pessoas sàbias e simples! Tenho por lá uma amiga da nossa geração que conhece bastante, posso falar com ela para te acompanhar e ensinar. Podes ficar abdormir no parque de Vinhais. Num cenário encantador! Se fores avisa :) também vou convosco! Amo tudo aquilo de paixão. Venho mais feliz, mais relaxada e mais sábia ;) adorei as tuas fotos. Obrigada querida Márcia. Grande beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Neuza obrigada pela dica! Vou explorar no amigo google essas áreas e quem sabe um dia não combinamos um passeio. Muito obrigada!!! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Adoro cogumelos, mas só como os que compro no supermercado, os meus sogros costumavam apanhar para comer na zona Pedrogão Grande onde têm uma casa de campo, mas eu nunca comi nem deixava o marido e a filha comerem, não confio, adoro vê-los na natureza, mas a mim lembram-me mais a "Alice no país das maravilhas" a lagarta em cima do cogumelo. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. humm, pois eu também não confio a 100% ao ponto de comer os que se apanham, mas adorava saber quais são os comestíveis e os não! Os teus sogros conhecem bem? Uau!!!!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Tenho que encontrar mais pelo caminho! Obrigada Ondina :)

      Eliminar
  5. No meu monte também há muitas variedades.Sei que os da primeira foto são comestíveis e por aqui são conhecidos como laranjinhas (delicious lactarius).É um mundo que também me fascina, mas comê-los, não obrigada! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a ver Helena já aprendi o nome dos primeiros cogumelos consigo, e também partilho da mesma opinião ; )

      Eliminar