Simple food (75)




Esta é uma das minhas papas preferidas de sempre. Papa de amaranto com banana caramelizada. O amaranto é um grão com mais de 8.000 anos, muito usado antigamente pelos incas, maias e astecas. Este cereal é isento de glúten e rico em fibras, cálcio e ferro. Pouco se ouve falar dele, mas é tão bom ou melhor que a aveia ou a quinoa. Podemos usá-lo nos batidos, nas saladas, junto com o arroz ou com a quinoa, mas é em papa que gosto mais, não sei se será pela textura ou pelo sabor de ser cozido com o leite. Esta receita é bastante nutritiva, boa para um pequeno-almoço ou lanche. Para adoçar e ficar ainda melhor podemos caramelizar banana e juntar a esta papa ou outra. 
Fiquei a conhecer esta receita quando fiz a dieta da Kate é do blog Compassionate Cuisine, a sua autora chama-se Márcia Gonçalves, tal como eu. Alterei um pouco a receita ao juntar alguns ingredientes. Espero que façam porque é mesmo deliciosa!

Receita: papa de amaranto com yogurte grego e frutos secos

Começamos por caramelizar a banana. Numa frigideira anti-aderente cortamos uma banana em rodelas  e sem gordura nenhuma pomos a caramelizar de um lado e de outro as fatias até ficarem douradas. Este truque é óptimo para outras papas.

Num tachinho pequeno usei duas chávenas de café de leite de amêndoa, um pau de canela, e três colhes de sopa generosas de amaranto. Deixa-se ferver tudo em lume brando durante uns 15 minutos. Enquanto ferve juntei duas colheres de sopa de mistura de sementes (truque da minha prima Raquel: ter sempre um frasco com a seguinte mistura de semente: linhaça, sésamo e girassol) e a banana caramelizada (previamente esmagada com o garfo). Mexer tudo até a papa ficar cozida.

Numa juntar amêndoas, nozes ou avelãs. Sementes goji e para quem quiser ir mais além, a papa fica ainda mais deliciosa com uma colherada de yogurte grego, como na fotografia. Para finalizar um fio de mapple ou de mel (nesta receita não usei).

3 comentários

  1. Nunca provei mas olha que fiquei com imensa curiosidade .

    ResponderEliminar
  2. Uhmm que aspecto delicioso!
    Estamos sempre a aprender, não conhecia amaranto!
    Vou ver se compro para provar!
    Beijinho enorme!

    ResponderEliminar