Como fazer um Marcador para Livros

Lembrei-me que todos os marcadores que coleccionei desde os tempos que trabalhei no mercado dos livros e feira do livro, continuam arrumados dentro de caixas na arrecadação do apartamento onde vivemos quando nos casámos. Imagino que muitos deles se estragaram ou devem ter humidade. [tenho de ver isso.] Esta semana comprei um livro novo e hoje chegaram outros por encomenda, mesmo a tempo, porque hoje já é sexta-feira! E com tantos livros novos para ler, estava em falta um marcador. Então decidi fazer um e quero dizer-vos o quanto é simples personalizarmos um marcador de livros. Há quinze dias atrás trouxe da mata de Monsanto alguns elementos da natureza, reparei que as bagas vermelhas que tinha trazido e que desde então estão num copo com água, estão agora no seu direito, murchas. Resolvi dar-lhes vida para o papel, numa tentativa de pintar algo semelhante com o pincel e apenas duas cores de aguarelas tentei desenhá-las. E, assim tenho um marcador novo [que ainda não está terminado]!

Para fazermos um marcador de livros vamos precisar de:
Uma folha de aguarela ou cartolina. Cortamos uma tira mais ou menos ao comprimento do livro e de largura uns três dedos. Podemos recolher algumas amostras de folhas, bagas e com guaches ou aguarelas tentar desenhar ou pintar algo que nos inspire. Se quiser pode apanhar alguns trevos, que são relativamente pequenos, pintar as folhas suavemente com a ajuda de um pincel, passar para o seu próprio marcador [tipo stencil]. Depois é só deixar secar, forrar com uma folha de papel autocolante transparente, para dar mais durabilidade e tornar o marcador mais resistente. Por fim fazemos um furo no extremo superior e podemos enfeitar com um bonito cordão. [falta-me esta parte]. São bonitos presentes já a pensar no Natal.

E de repente ocorreu-me que também podemos secar as nossas folhas e flores preferidas e colá-las no nosso marcador de livros.

15 comentários

  1. que lindas fotografias :) e que boa ideia... bjs

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Oh B. que grande alegria e surpresa saber que lês o by deva.

      Eliminar
  3. Já estás no meu Pinterest, albúm Cozy Autumn ♥

    ResponderEliminar
  4. Olá Márcia.
    Que ideia excelente, obrigada por a partilhares connosco.
    E mais uma vez não posso deixar de elogiar as tuas fotografias, tão bonitas!
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Que inspiração, as tuas aguarelas são lindas! Também já tenho feito marcadores para oferecer, como prenda de última hora, fazem-se num instante.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Inês, mas ainda estou aprender...

      Eliminar
  6. Olá Márcia! Tinha-te perdido o rasto, mas encontrei-te...uffa! O teu blog está lindo! Também andei um pouco desaparecida, mas estou de regresso (vamos a ver!).
    Beijinhos *** Até breve!***
    (Joana Soares - que já não é xengo-delengo-tengo)

    ResponderEliminar
  7. Que bonito :) Tivesse eu jeito para pintar...
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas eu também não tenho jeito nenhum para isto, mas gosto de tentar :)

      Eliminar
  8. Ficou liinda deva, ideia bacana
    Deva me visite tbm:
    Gilvaniaevans.com

    ResponderEliminar

Instagram