Pequenos-almoços Saudáveis


Comi estes crepes de tapioca há uns anos atrás no Brasil. Lembro-me que eram recheados de coco fresco ralado e leite condensado, uma bomba que eu e a minha amiga Paulinha ansiávamos todas as manhãs por comer e repetir lá nas terras do país maravilhoso! Fiquei tão fã de tapioca, que aprendi a fazer o doce de tapioca (granulado), aquele que como já há alguns anos ao pequeno-almoço ou lanche. Os crepes, na altura pensei em comprar a goma para trazer, mas em vez disso trouxe cachaça!

Até que conheci a OuiOui Saudável, no Instagram!
Uma lufada de ar fresco, para quem procura receitas de alimentação saudável e sem glúten. Recorro muitas vezes à OuiOui sempre que quero preprarar uma refeição diferente, para além do que estou habituada a cozinhar e nunca me desiludi, antes pelo contrário! Com a Teresa aka OuiOUi aprendi que poderia adicionar cacau magro às minhas papas de tapioca, aprendi também que existe um pão de milho fabuloso que se pode fazer no micro-ondas e tostar, aprendi que existe um esquema giro de montar alimentos às camadas dentro de um frasco de vidro (as overnight oats) e comê-los! - [gostava de ser menos impulsiva porque das duas vezes que tentei comi tudo e não montei nada. Devia ir fazer Mandalas para aprender a controlar os limites da minha paciência enquanto cozinheira.]. 

Os crepes de tapioca voltaram à minha mesa, graças à receita da Teresa. São preparados de forma diferente, pois cá em Portugal não se vende a goma de tapioca (se bem que ando em vias de persuasão com um dos supermercados brasileiros locais), mas nada que não seja impossível de  fazer sem a tal goma. Os recheios, estes mais saudáveis que os comia no Brasil, são igualmente bons, um de maçã reineta cozida o outro de diospiro e canela, ambos das receitas da OuiOui Saudável.

Para quem quer fazer uma desintoxicação de alguns abusos alimentares, ou quem quiser se iniciar numa dieta baseada numa alimentação natural e cuidada, este é um dos caminhos que conheço mais saudáveis, variado e criativo. Para quem não conhecia fica a referência.

7 comentários

  1. Bem que precisava de fazer dieta. Tem sido uma resolução que tenho adiado, mês após mês, mas tento fazer uma alimentação saudável, dentro do possível. Agradeço desde já a dica, pois será muito útil, mesmo que a dieta não comece este mês (talvez para o ano que vem), adoro experimentar novos alimentos. Adorei a troca da goma pela cachaça lol.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia a OuiOui, já vou espreitar! :)

    ResponderEliminar
  3. Crepes de tapioca são deliciosos, aqui em casa preferimos com recheios salgado: ricota, tomate e manjericão é o mais pedido.
    Estes com maçãs deve ficar ótimo.
    Vou lá conhecer o OuiOui, obrigada pela dica.

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas - a da tapioca e a OuiOui - e vou explorar :-)

    ResponderEliminar
  5. saudáveis, com um aspecto delicioso e tão bonitos :)

    ResponderEliminar

Instagram