Terrine de Quinoa e Abacate




Preparar almoços simples, naturais, macrobióticos ou vegetarianos, são sem dúvida as minha refeições preferidas. Faço isto sempre que estou sozinha em casa, para mim, pois nem sempre o resto da família gosta destas coisas estranhas. Um dos alimentos que mais uso como acompanhamento de outros pratos é a quinoa, aquele alimento minúsculo e rico que os aztecas descobriram. O outro, nas saladas ou mesmo sozinho, é o abacate, que até faz bem ao coração. Um motivo maior para gostar ainda mais de abacate. Lá fora tenho a sorte de ter um abacateiro e poder arrancar da árvore este poderoso alimento cheio de antioxidantes. Cá em casa ninguém gosta, nem come, uns esquisitos! A terrine de quinoa que fiz para o almoço é muito fácil de preparar:

Quinoa

Misturei vermelha e branca. Usei como medida uma chávena de chá. Lavar sempre a quinoa.
Cozer 1 para 2. Usei um copo de água e outro de molho de tomate e mangericão [tenho sempre doses congeladas deste molho]. 10 minutos.

Abacate

Cortar o abacate aos quadrados [quanto mais pequeno melhor] e temperar com sal, pimenta a gosto e azeite. Coloquei pevides de abóbora e mexi tudo com uma colher. 

Montagem

usar uma forma de plástico de fazer hamburguers ou um aro metálico. Com cuidado colocar a salada de abacate por cima da quinoa. Terminei com queijo creme magro e pasta de abacate [guacamole].

7 comentários

  1. Já estava com saudades dos teus almoços :) só deliciosas sugestões :) um beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Que sorte, um abacateiro! Nós plantamos um caroço num vaso grande e agora temos um abacateiro com cerca de meio metro de altura. Folhas lindas, muito verdes de viçosas. Será que um dia vai dar fruto??? :D

    ResponderEliminar
  3. Mas que óptimo aspecto...gostei da sugestão saudável. Tem um bom dia :)

    ResponderEliminar
  4. Tem um aspecto maravilhoso! Experimentei quinoa à uns anos, mas por incrível que pareça não me lembro do sabor, tenho que experimentar outra vez.

    Ligia

    xxx

    ResponderEliminar
  5. Não sou grande apreciadora de abacate, mas essa terrine de quinoa parece-me mesmo muito gulosa :)

    ResponderEliminar
  6. Lindo! Adoro quinoa e abacate, tenho de experimentar isto. Adorava ter um abacateiro, mas num apartamento cheira-me que é um bocado impossível...

    ResponderEliminar
  7. Que blogue tão bonito!:)
    A terrine ficou com um aspecto delicioso.;) E também eu plantei uma semente de abacate, como a Ondina Maria, e tenho agora um abacateiro a crescer num vaso. Estou curiosa para ver se vai vingar! Adora ter uma árvore frondosa como a das tuas fotos.

    Beijinho e boa semana*
    Olivia

    ResponderEliminar