Quem não gosta de receber presentes? Daqueles presentes que não não contamos receber e que fazem os nossos dias ainda mais bonitos e coloridos. Todas nós é claro! Não precisam ser presentes caros, basta a lembrança, o acto de alguém se lembrar de nos oferecer algo que nos toque e ontem recebi dois presentes que não podiam ser mais simples: um ramo de espiga e um postal de uma cliente na minha caixa de correio. O ramo de espiga foi a minha tia Rozarinho que me deu ontem e o postal já o disse.
«Diz a tradição que o dia da espiga é uma celebração portuguesa que ocorre na Quinta-feira da Ascenção com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira, para formar o ramo, a que se chama de espiga. segunda a tradição deve ser colocado por detrás da porta de entrada e só deve ser substituído no ano seguinte no dia da espiga.
A simbologia por detrás das plantas que formam o ramo de espiga:
Espiga – pão;
Malmequer – ouro e prata;
Papoila – amor e vida;
Oliveira – azeite e paz; »
in wikipédia.
Gosto muito dessa tradição:)
ResponderEliminarBeijinhos
que lindas imagens, não conhecia esta tradição, mas gostei muito dela :)
ResponderEliminarGostava tanto de ter ido ao campo :) Adoro as fotos. Bj
ResponderEliminarNão conhecia a tradição, mas achei linda! Espero lembrar-me no próximo ano! ;)
ResponderEliminarGosto destas tradições e...esta, já a cumpro há muitos anos... E lá está o ramo novo no lugar de costume...para que tudo o que ele promete venha em generosidade.
ResponderEliminarLi muita coisa do teu espaço e...adorei!Parabéns.
Beijocas e um feliz fim de semana.
Graça
Eu adoro receber assim pequenos presentes. E essa tradição da espiga não conhecia. Acho bonito continuarmos os costumes!
ResponderEliminarNão conhecia essa tradição. Para o ano não me vou esquecer.
ResponderEliminarCá em casa pomos as mais na porta, na noite de 30 de Abril para 1 de Maio.
Agora tem que ficar aí um ano inteiro :)
ResponderEliminarNão é uma tradição portuguesa... É uma antiga tradição pagã que considera este dia como o dia mais santo do ano em que não se deve trabalhar, mas sim ir ao campo e colher as plantas que formam o ramo da espiga.
Simbologia das plantas que formam o ramo de espiga: Espiga – pão; Malmequer – ouro e prata; Papoila – amor e vida; Oliveira – azeite e paz; luz; Videira – vinho e alegria e Alecrim – saúde e força.
:)
Ainda bem que gostaste :)
ResponderEliminarBeijinho grande
Que interessante!!!! Gostei imensamente conhecer esta tradição!
ResponderEliminarUm abraço!
Egléa