Primavera






Uma das coisas que me desagrada aqui no campo e em casa é a humidade. Este ano o inverno foi duro e prolongado, chuva quase todas as semanas, para não falar de quase todos os dias, o que por si só agrava e muito as casas húmidas. Não sei se quem mora no campo ou mesmo na cidade teve este problema em casa? Nós chegamos a ter alguns objectos com bolor, como os sapatos e outros pertences. Não imagino como será viver em alguns países do norte da Europa onde a chuva é uma constante... provavelmente todas as casas estão bem preparadas para a humidade e aqui nem por isso...

É certo que gosto do inverno e muito e, também por razões físicas que me dou muito mal com o calor, mas ultimamente só me vem à cabeça destinos de praiaaaaa e só me vem à memória as recordações boas do meu querido Brasil! E paro por aqui, viagens por ora só mesmo em pensamento... Lá fora a primavera dá os primeiros sinais: os bolbos que não foram postos na terra e que tínhamos deixado dentro de um balde, do nada, sem adubo e alimento estão prestes a dar flor! Esta semana  fiz um pequeno ramo de flores com jacintos e jasmin para o T. levar a avó. É bom saber que a primavera apesar de ter chegado mais cedo, não demora a ficar.

14 comentários

  1. Sem duvida!
    As paredes já têm manchas e a minha casa é arejada todos os dias. O desumidificador no quarto do meu filho é desligado apenas à noite e na roupa e nos sapatos é preciso fazer uma vistoria frequente. Nota-se o cheiro a humidade quando se entra em casa e os vidros transpiram. Estou, sem duvida, farta do que este tempo anda a fazer com a minha casa, que também se situa no campo

    ResponderEliminar
  2. Por cá o mesmo... desumidificador todo o dia e nem assim resolve.

    ResponderEliminar
  3. Hoje, por aqui foi um verdadeiro dia de Inverno. Sou muito desconfiada da Primavera...

    ResponderEliminar
  4. que lindas flores! :)
    ai sim, que venha. eu cá sou sem dúvida do calor *

    ResponderEliminar
  5. Ahh, a primavera. Gosto tanto de todas as estações. Mas essa das flores e do vento úmido com sol fraquinho, é tão bom, tão inspirador.
    É ótimo para quem cuida do jardim com carinho!! :)

    ResponderEliminar
  6. Tenho um livro igual. É praticamente a biblia do jardim.

    http://cronicasdavida.blogspot.pt/2011/05/livro.html

    ResponderEliminar
  7. Olá

    Tenho que dizer que aqui as nossas casa estao mais preparadas para a chuva, frio e neve.

    Força Márcia, já nao falta muito para voces aí terem o sol.

    Nós aqui ainda estamos com neve. Bjs

    ResponderEliminar
  8. eu não vivo no campo, mas estou muito perto da praia. é terrível e este inverno não deu tréguas.
    já falámos com vários entendidos na matéria e a construção é de facto o factor principal. umas das questões que todos me apontaram foi o isolamento, não que seja insuficiente, antes pelo contrário, é tão bom que não deixa a casa respirar.
    por muito que se areje (que nem sempre é possível) não conseguimos combate-lo. este ano vamos pintar (por fora) com uma tinta especial, depois logo vejo se resulta.

    ResponderEliminar
  9. A chuva não para e nem a chegada da primavera a assustou! Não são só as casas que estão cheias de humidade, o meu cabelo também sofre desse problema!

    ResponderEliminar
  10. Que flores tão bonitas, as tuas fotografias alegraram o meu dia!

    Sabes que aqui em Inglaterra, apesar de chover muito mais do que em Portugal temos o problema oposto: como está tudo muito aquecido, o ambiente dentro de casa é muito seco! Tenho que por tacinhas com água nos quartos para criar humidade imagina!

    bom domingo M.!
    margarida

    ResponderEliminar
  11. Margarida, imaginei que assim fosse... mas se aquecesse assim a casa, a minha conta da luz seria incalculável!!! Que já não é barata...

    ResponderEliminar
  12. Tive o mesmo problema, até dentro de armários encontrei bolor! Os nórdicos estão bem preparados para o frio! Basta terem electricidade mais barata e conseguem manter uma boa temperatura dentro de casa. Experimentámos manter a casa confortável mas os 208€ em electricidade fizeram-nos desistir num instante!!!
    Também sinto que só penso no calor e em destinos de praia!!! E eu nem gosto de praia, tal não é o desespero!

    ResponderEliminar
  13. Esta é a terceira casa onde moro aqui na parede. Em nenhuma delas apanhei humidade. Tenho as janelas sempre abertas, noite e dia. Este ano, só fechei a janela do quarto durante a noite este último mês que fez mais frio e choveu bastante. Acho que isto pode fazer a diferença, ou então é apenas coincidência.

    ResponderEliminar