O meu espaço de trabalho

Agora que a primavera chegou (estranhamente no dia 20) é altura de começar a pensar em fazer a chamada "limpeza de primavera". Uma das coisas que quero fazer lá mais para a frente será pintar o nosso sótão, este é o local onde está a minha sala ou espaço de costura. Aproveitar também para tirar tudo e voltar a reorganizar. Vai ser um bom desafio! Lembro-me que quando procuramos uma casa para morar, aqui no campo, uma das coisas que queria muito, era um sótão, e ainda hoje sou doida por sótãos, adoro! Posso dar graças, por ter este espaço em nosso casa que tanto gosto. É bom agradecermos tudo o que temos e que a vida nos dá.

De principio o espaço parecia-me grande o suficiente para ter só a minha mesa, um open space, mas hoje olho a minha volta e temos não uma mas sim cinco mesas neste espaço que de repente se tornou tudo menos open space! O mesmo se passa com a estante dos tecidos que já mudou três vezes. 


Nesta casa começou por ser um bloco do Ikea, onde cabiam todos os tecidos dobrados e arrumados em pilha. Hoje esta estante passou para o J. o meu marido e está cheia de livros e manuais de informática.


Acabei por comprar uma segunda estante, também Ikea (como é fabuloso todo o universo Ikea!), e também branca para arrumar com mais "largueza" os meus tecidos. Esta nova estante foi comprada na secção das oportunidades com uma baixa de preço de 50% e incrivelmente estava óptima! Dezasseis blocos para arrumar seria mais que perfeito! 

Mas, lentamente o by Deva foi crescendo e o meu stash de tecidos também. Não que tenha hoje, uma grande quantidade ou variedade de tecidos (quem me dera ter assim tantos e ter dinheiro suficiente para quando faço as minhas vendas online aplicar o mesmo, directamente em material...), mas tenho o que preciso para trabalhar. Mais uma vez a estante ficou "apertada" e desta vez não havia orçamento para voltar a comprar uma nova estante, nem pensar! lembro-me que tinha visto e guardado no pc uma foto da Brenda Higgs que apresentava um esquema muito simples para arrumar tecidos, uma sobreposição de prateleiras. Mostrei ao J. e foi isso que acabamos por fazer, com uma ida ao leroy merlin compramos uma tábua em fórmica branca e com menos de vinte euros duplicamos algumas prateleiras! De dezasseis passaram a ser vinte e quatro e, hoje consigo ter meticulosamente todos os meus tecidos bem organizados e arrumados. 




Os cestos servem como gavetas, para separar (por cores, vermelho, azuis, outras...) retalhos que posteriormente vão para uma caixa. Os tecidos dobro-os com a ajuda de um medidor que foi feito à medida da prateleira. A organização no sentido de baixo para cima: feltros, oilcloth, fazendas, malhas e turcos, lisos, básicos, infantis, chitas, etc... e em termos de arrumação dos meus tecidos, basicamente é isto. Num próximo post mostrar-vos-ei outros modos pelos quais me oriento.

29 comentários

  1. Bom Dia Márcia,
    nunca tinha comentado aqui, mas não resisti a este posto. Essa estante de tecidos está invejável. Quem me dera que a minha estivesse assim.
    Eu tenho a estante Billy, mas acho que vou seguir a ideia e comprar mais 1 ou 2 prateleiras extra porque como está, já se está a instalar o caos. E como é esse medidor para dobrar os tecidos? É do género daqueles que existem nas lojas que são usados para dobrar camisolas? Secalhar pode-se fazer em casa com um cartão... será?

    Obrigada pelas dicas!

    Maria João

    ResponderEliminar
  2. Que cantinho inspirador! Parabéns! :)

    http://mammyontheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. que inveja! quem me dera ser assim arrumada :) já tive um blog de crafts e ainda tenho imensos tecidos, botões, fitas, etc... e volta e meia tenho de andar a arrumar.
    adoro o estilo, o espaço e a decoração :) beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O cantinho esta girissimo, os tecidos dão lhe uma cor fantástica :)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo espaço! Adorei o tecido do tampo da mesa!

    ResponderEliminar
  6. Que inveja! Tão organizado! eu tenho armários, mesas, caixas plásticas e nunca é o suficiente para guardar tudo...
    Lindo seu sotão!
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderEliminar
  7. Tudo tão arrumadinho e bem organizado. Assim deve dar mais vontade de trabalhar!

    ResponderEliminar
  8. Adorável, acolhedor, organizado, metódico, leve, inspirador... é assim o espaço do By Deva!

    ResponderEliminar
  9. Márcia,
    simplesmente magnífico!!!
    Simplesmente.....

    abrãços de Maria Filomena,
    cá do Brasil - Paraná

    ResponderEliminar
  10. O que eu gosto quando tudo fica arrumadinho... Até custa começar a trabalhar depois!!! Ficou fantástico!

    ResponderEliminar
  11. Que espaço tão agradável, Márcia! Só de olhar dá logo vontade de me organizar e de fazer mil e uma coisas, o pior é que a mim falta-me o espaço :(.
    Bjs e bom trabalho ;)

    ResponderEliminar
  12. que organização!!!Eu não consigo manter o meu espaço arrumado nem por dois dias!Adorava ser assim organizada. Parabéns!

    ResponderEliminar
  13. adoro ver os tecidos por cores, todos certinhos!

    ResponderEliminar
  14. Que espaço lindo e inspirador!
    Também adoro sotãos, para mim são lugares mágicos e de conforto.
    Em casa somos 2 informáticos e já não sei onde hei-de enfiar mais prateleiras para manuais, livros... caixas com cabos, ratos, é um desespero.
    Adorei a mesa de vidro que tem o tecido, fica bem bonita.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns... que cantinho acolhedor e iluminado o seu Márcia!
    Organização é sempre um ótimo investimento.
    Ser grato ao que se tem é alento para a mente e o coração.

    abraço,

    ResponderEliminar
  16. adorava ser assim organizada....! parabéns, pelo espaço e pelo blog:)

    ResponderEliminar
  17. que sótão maravilhoso. e quanta organização, que inveja boa. :)

    ResponderEliminar
  18. que delícia!
    isto faz-me ainda mais saudades do meu pequeno espaço...

    ResponderEliminar
  19. Que lindo, tudo! As cores adorei a descrição, mesm,o tudo. O que eu dava para ir aí "roubar" uns pedacinhos dos teus tecidos para fotografar por baixo dos meus pratos.. ai era tão bom! :) bom fim de semana

    ResponderEliminar
  20. Estou a precisar de uma estante assim para os meus tecidos e... Já agora uma sala enorme, para as lãs, as linhas e já agora porque não para um pequeno showroom ;)
    Isto sou eu a sonhar alto.

    ResponderEliminar
  21. Encantador este espaço! Inspirador, pois mostra bem o amor que tem pela costura. Adorei!

    ResponderEliminar
  22. Muito simpático o teu local de trabalho! =)

    ResponderEliminar
  23. Deve dar gosto trabalhar num sítio assim! Já mandei este post à minha irmã, que gosta imenso de costura, mas tem os tecidos 'a monte'!

    ResponderEliminar
  24. Super organizado e um mundo de cor! Adorei

    ResponderEliminar