Se por um lado sou organizada, metódica, com a mania das arrumações limpezas e outras que tais, por outro sou um verdadeiro caos no que toca a outro tipo de orientação. Pois bem, são quase três da manhã e apesar de toda a vontade e motivação, começar é o grande problema, não consigo encontrar «os meios» para me organizar no que respeita ao que tenho vindo adiarrrrrr! São 21.711 - número real que me atormenta- de fotografias atiradas sem cuidado ao longo de uns tempinhos, para o desktop e por este computador afora... [desleixada, é o que é]
Dúvidas:
como se organizam pastas onde fotografias de cariz familiar se cruzam com legumes da horta, onde a natureza anda perdida entre o cão, o gato e os pés engraçados de alguém que passou na rua!
Organizar ou excluir as fotos com tratamento?
E as originais sem tratamento?
Organizar tudo por datas e ano. Ok, e dentro do ano tal como encontrar determinados temas?
Gravar para Cds ou para o disco portátil?
E por fim o fiel flickr, com mais um ano de subscrição pago para arrumar direitinho e bonitinho.
Por isso queridos leitores, aceitam-se sugestões, dizei-me de vossa justiça.
11 comentários
Eu guardo tudo em pastas.
ResponderEliminarUma pasta por ano e lá dentro pastas catalogadas pelo ano,mes,dia seguido do que se passou de relevante nesse dia.
Ex: 12-08-29 Livros & Licores
Dificil de dar conselhos... estou como tu, quase 3h da manhã, de roda do computador em arrumações idênticas... deixei de ter gavetas cheias de fotografias, por organizar, para passar a tê-las 'à derivada' pelo computador, disco rígido de back, flickr, picasa... and so on!
ResponderEliminarVamos descansar?
BJS
O meu sistema também é bastante simples. Guardo as fotografias em pastas ano/mês/dia/tema. É apenas um sistema de arquivo e talvez não seja o melhor para catalogar.
ResponderEliminarEu tenho ideia que há programas para catalogar como o Picasa ou o Lightroom. Mas como o tempo não é muito, uso apena o meu sistema simples.
Quanto a guardar, eu guardo num disco externo. Cada vez que encho um e como as capacidades também vão aumentando, vou passando o arquivo de disco externo em disco externo. Já vou no meu segundo. Assim, vou coleccionando discos externos. Mas é melhor em termos espaço e mesmo fiabilidade porque os cds riscam-se e aí se não houver cópias, arriscamo-nos a perder essas fotos. Bom trabalho!
Eu separo as fotos do miúdo para uma pasta específica, onde as guardo em pastas e subpastas: ano, mês, dia.
ResponderEliminarAs restantes guardo numa pasta minha, com a indicação do dia.
Entretanto, comecei a separar as fotos tratadas para duas pastas: as que quero pôr no blog e as de crafts que vou fazendo (para mais tarde recordar).
No entanto, gostaria também de ter uma ferramenta que me permitisse encontrar fotos buscando por temas, porque realmente depois lembrar-me em que dia tirei a dita foto que procuro não é fácil...
Ui, eu sou o exagero da organização de fotos!
ResponderEliminarCostumo organizar as fotos em pastas por temas: fotos da horta (e dentro pastas de: legumes, fruta...), fotos de animais, fotos de costura (e dentro pastas para separar: peças p cozinha, chapéus, roupa...), fotos c/ amigos, fotos de passeios...
Depois as que não têm a ver com o blog faço pastas por ano e dentro pastas com as fotos: visita aos amigos..., escola..., viagem a... Espero ter ajudado.
Guardo tudo em pastas por ano, dentro do ano por meses e em cada mês por temas, isto no que respeita às viagens e família. Em relação às fotos de culinária, guardo por temas: carne, peixe, massas, brunch, etc...
ResponderEliminarÀ parte de tudo o que já foi dito, deixa-me apenas acrescentar: os discos externos avariam com frequência!!! Grava cópias em dvd, e depois arruma-os bem arrumados, só para as emergências. Eu perdi as fotos da raquel até aos 3 anos...fiei-me no disco externo. Fiquei com as que o meu sogro tinha, e todas as outras além da raquel...também se foram. É a maravilha da informática. Mas não as deixes no pc eternamente, pesa o disco e começas a ter problemas de lentidão.
ResponderEliminarboa sorte nas arrumações
Tenho mesmo problema que tu... Ando nessa angústia há que tempos! : (
ResponderEliminarbeijos e bom trabalho...
Boa noite! Aproveito para reforçar a dica anterior de que os discos externos avariam-se com frequência. Cá em casa já aconteceu, e perdemos a informação do disco. O que nos valeu foi termos a maior parte das fotos em dvd. Ter um backup é sempre importante :)
ResponderEliminarAproveito ainda para dizer que gosto muito do seu blogue. Felicidades!
Muito obrigada por todas as vossas respostas. Foram uma mais valia :)
ResponderEliminarObrigada!
Márcia, que giro! :) Eu arrumo tudo por temas, tal como no blog utilizo os tags (ex: uma pasta com o nome família, dentro dessa coloco outras... irmãos, antigas, aniversário mãe 2012, etc, etc... outro exemplo: pasta portugal, dentro dessa várias outras pastas com todos os lugares diferentes de portugal). Espero ter ajudado! Um abraço :)
ResponderEliminar