Help me

Se por um lado sou organizada, metódica, com a mania das arrumações limpezas e outras que tais, por outro sou um verdadeiro caos no que toca a outro tipo de orientação. Pois bem, são quase três da manhã e apesar de toda a vontade e motivação, começar é o grande problema, não consigo encontrar «os meios» para me organizar no que respeita ao que tenho vindo adiarrrrrr! São 21.711número real que me atormenta- de fotografias atiradas sem cuidado ao longo de uns tempinhos, para o desktop e por este computador afora... [desleixada, é o que é]

Dúvidas:
como se organizam pastas onde fotografias de cariz familiar se cruzam com  legumes da horta, onde a natureza anda perdida entre o cão, o gato e os pés engraçados de alguém que passou na rua! 
Organizar ou excluir as fotos com tratamento? 
E as originais sem tratamento?
Organizar tudo por datas e ano. Ok, e dentro do ano tal como encontrar determinados temas? 
Gravar para Cds ou para o disco portátil?

E por fim o fiel flickr, com mais um ano de subscrição pago para arrumar direitinho e bonitinho.

Por isso queridos leitores, aceitam-se sugestões, dizei-me de vossa justiça.

11 comentários

  1. Eu guardo tudo em pastas.
    Uma pasta por ano e lá dentro pastas catalogadas pelo ano,mes,dia seguido do que se passou de relevante nesse dia.
    Ex: 12-08-29 Livros & Licores

    ResponderEliminar
  2. Dificil de dar conselhos... estou como tu, quase 3h da manhã, de roda do computador em arrumações idênticas... deixei de ter gavetas cheias de fotografias, por organizar, para passar a tê-las 'à derivada' pelo computador, disco rígido de back, flickr, picasa... and so on!
    Vamos descansar?
    BJS

    ResponderEliminar
  3. O meu sistema também é bastante simples. Guardo as fotografias em pastas ano/mês/dia/tema. É apenas um sistema de arquivo e talvez não seja o melhor para catalogar.
    Eu tenho ideia que há programas para catalogar como o Picasa ou o Lightroom. Mas como o tempo não é muito, uso apena o meu sistema simples.
    Quanto a guardar, eu guardo num disco externo. Cada vez que encho um e como as capacidades também vão aumentando, vou passando o arquivo de disco externo em disco externo. Já vou no meu segundo. Assim, vou coleccionando discos externos. Mas é melhor em termos espaço e mesmo fiabilidade porque os cds riscam-se e aí se não houver cópias, arriscamo-nos a perder essas fotos. Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  4. Eu separo as fotos do miúdo para uma pasta específica, onde as guardo em pastas e subpastas: ano, mês, dia.
    As restantes guardo numa pasta minha, com a indicação do dia.
    Entretanto, comecei a separar as fotos tratadas para duas pastas: as que quero pôr no blog e as de crafts que vou fazendo (para mais tarde recordar).
    No entanto, gostaria também de ter uma ferramenta que me permitisse encontrar fotos buscando por temas, porque realmente depois lembrar-me em que dia tirei a dita foto que procuro não é fácil...

    ResponderEliminar
  5. Ui, eu sou o exagero da organização de fotos!
    Costumo organizar as fotos em pastas por temas: fotos da horta (e dentro pastas de: legumes, fruta...), fotos de animais, fotos de costura (e dentro pastas para separar: peças p cozinha, chapéus, roupa...), fotos c/ amigos, fotos de passeios...
    Depois as que não têm a ver com o blog faço pastas por ano e dentro pastas com as fotos: visita aos amigos..., escola..., viagem a... Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  6. Guardo tudo em pastas por ano, dentro do ano por meses e em cada mês por temas, isto no que respeita às viagens e família. Em relação às fotos de culinária, guardo por temas: carne, peixe, massas, brunch, etc...

    ResponderEliminar
  7. À parte de tudo o que já foi dito, deixa-me apenas acrescentar: os discos externos avariam com frequência!!! Grava cópias em dvd, e depois arruma-os bem arrumados, só para as emergências. Eu perdi as fotos da raquel até aos 3 anos...fiei-me no disco externo. Fiquei com as que o meu sogro tinha, e todas as outras além da raquel...também se foram. É a maravilha da informática. Mas não as deixes no pc eternamente, pesa o disco e começas a ter problemas de lentidão.

    boa sorte nas arrumações

    ResponderEliminar
  8. Tenho mesmo problema que tu... Ando nessa angústia há que tempos! : (

    beijos e bom trabalho...

    ResponderEliminar
  9. Boa noite! Aproveito para reforçar a dica anterior de que os discos externos avariam-se com frequência. Cá em casa já aconteceu, e perdemos a informação do disco. O que nos valeu foi termos a maior parte das fotos em dvd. Ter um backup é sempre importante :)
    Aproveito ainda para dizer que gosto muito do seu blogue. Felicidades!

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigada por todas as vossas respostas. Foram uma mais valia :)
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Márcia, que giro! :) Eu arrumo tudo por temas, tal como no blog utilizo os tags (ex: uma pasta com o nome família, dentro dessa coloco outras... irmãos, antigas, aniversário mãe 2012, etc, etc... outro exemplo: pasta portugal, dentro dessa várias outras pastas com todos os lugares diferentes de portugal). Espero ter ajudado! Um abraço :)

    ResponderEliminar