Um bocadinho de Fotografia

Já não é a primeira vez que me chegam alguns e-mails com questões sobre fotografia. Decidi então, que estava na hora de partilhar convosco algumas ideias sobre o assunto. Em primeiro, quero alertar para o facto, que nesta área sou apenas uma amadora, não tendo qualquer tipo de formação em fotografia!
Tudo começou assim: o meu marido ofereceu-me a primeira reflex quando estava grávida. Na altura morávamos muito próximo da praia, então passava parte dos dias a fotografar as ondas e as gaivotas. Quando o nosso bebé nasceu, os seus pés minúsculos chamaram-me atenção, por tão engraçados e perfeitos que eram, os disparos triplicaram a 1000! Passei a gostar - e ainda hoje é assim - de dois tipos de fotografia: paisagem e macro.

Que tipo de máquina?
Um dos pontos mais importantes é a escolha da máquina fotográfica que vamos comprar: reflex, gateway, cyber shot, etc... dependendo do orçamento de cada um, para quem perguntou, nós actualmente temos um corpo Nikon D90 e a lente optamos por uma Nikon AF-S DX 18-200 mm.

A luz
A luz é um factor muito importante na fotografia; tento sempre fotografar bem cedo pela manhã ou mesmo ao final da tarde. A luz artificial é algo que evito.

Apreender
Para compreendermos melhor o desempenho da nossa máquina fotográfica, o melhor é ler de ponta a ponta o Manual. Li o da minha D40X de seguida, sublinhei-o e tomei notas ao longo das várias páginas. Este, da D90 também já o li e está sobre a minha mesa de cabeceira a lembrar-me que terei de o reler novamente (acreditem que só lucramos com isso)!

Enquadramento
Quando tento enquadrar uma fotografia preocupo-me com: o fundo, com o objecto principal que quero destacar e a perspectiva (ângulo).

Cor
Controlo a cor das minhas fotografias respeitando o balanço de brancos (sol, nublado, lâmpadas, etc...) conforme a luz e jogando com o ISO.

Existem muitos conteúdos didácticos sobre fotografia: a abertura do diafragma, a velocidade do obturador, a profundidade de campo (gosto muito de treinar esta parte) etc..., mas para isso podem ler o vosso manual. É certo, que depois de fotografar ainda dou uns retoques no photshop até ficar a gosto, tal como nas receitas :)

3 comentários

  1. Como eu gostaria de fazer um curso... meu objetivo para 2012!
    Boa semana,

    ResponderEliminar
  2. Boa semana Márcia e muitas boas oportunidades fotográficas :) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tenho MESMO de ler o manual da minha máquina :)

    ResponderEliminar

Instagram