Tricot II



A minha mãe tricotou dois cachecóis para me oferecer e um outro para uma amiga minha. Um deles em tons terra em malha bago de arroz e outros dois em branco. Lembro-me de ver a minha mãe fazer malha sempre com muita agilidade e uma rapidez sem igual, talvez tenha sido essa a razão principal, pela qual nunca tenha conseguido acompanhar o movimento das agulhas para a minha própria aprendizagem!

Há uns tempos em casa dos meus sogros também descobri este livro, sobre como tricotar à mão e à maquina e trouxe-o comigo. Espero agora que a minha amiga Lígia me traga as agulhas que comprou em Dusseldorf e enquanto isso preparo-me para procurar um site que venda lãs 100% portuguesas. Alguém me sugere alguma loja? Sou ainda uma iniciante nesta área e como tal tenho imensas dúvidas. Sites e explicações são muito bem-vindos!

Translate

12 comentários

  1. A Rosa Pomar foi das primeiras a desenvolver uma lã 100% portuguesa.
    http://retrosaria.rosapomar.com/collections/tricot-knitting

    ResponderEliminar
  2. Também aconselho a Retrosaria da Rosa. Sou cliente dela e sou uma cliente satisfeita ;).

    ResponderEliminar
  3. :-) 2012 vai ser o ano do tricot :D estou desejosa de acabar os afazeres de natal e poder pegar nas agulhas iguais às tuas :-) aquilo deve-se trabalhar lindamente!

    lãs 100% portuguesas também apenas conheco a Retrosaria e se calhar algumas do grupo das tricotadeiras firaão e venderão....

    ResponderEliminar
  4. Bem, vou repetir o que já disseram mas a Retrosaria da Rosa Pomar tem tudo o que necessitas... Bjinhos!

    ResponderEliminar
  5. Bem, esse livrinho é uma peciosidade :)

    Uma tia minha ensinou-me o baguinho de arroz, mas como só fiz uma ou duas coisinhas... esqueci!!! Lá em casa era mais crochet... e foi apenas isso que ficou na memória!

    ResponderEliminar
  6. Olá
    Quanto a dicas, o melhor sitio para veres será mesmo o canal de Chuana. É uma tricotadeira portuguesa e tem excelentes videos de como tricotar à nossa moda (com a lã ao pescoço). Espreita aqui http://www.youtube.com/user/chuanavit. Há muita coisa na internet mas ensinam sem ser à portuguesa.
    Quanto a lãs, claro que tens a incontornável Retrosaria, onde se vendem fios feitos cá, mas há outras marcas como a Rosarios4 e a Lopo Xavier.
    Quando já souberes tricotar melhor e te apetecer fazer uma coisa especial, podes sempre comprar umas minhas meadas fiadas por mim :) ou de outra fiandeira portuguesa.
    beijinhos e Bom Natal para ti

    ResponderEliminar
  7. A febre das lãs veio em força! TB estou a começar a ficar viciada. Lãs portuguesas não te sei indicar, mas há uma loja fantástica na Parede, a 5 minutos de comboio, com lãs de muito boa qualidade e bom gosto e és muito bem atendida. Se fores ao meu facebook da Tayari, a Borboleta serrana, encontras o link para a loja!
    Com este frio bem que apetece um trabalhinho com lãs;)
    bjns

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada a todas pelas vossas dicas :)

    ResponderEliminar
  9. tricotar para mim é algo muito precioso! :)

    a Retrosaria da Rosa Pomar é sem dúvida uma referência, mas conheço outra loja: a Ovelha Negra. Encomendei algumas coisas pela internet e fiquei satisfeita! :) http://www.ovelha-negra.com/

    depois há um mundo inteiro a descobrir no site da Ravelry: https://www.ravelry.com/account/login

    boas pesquisas e bom tricot :)

    ResponderEliminar
  10. Olá
    tenta no atelier da maçã riscada em Palmela.
    Os contactos estão em
    macariscada.blogspot.com

    Boa sorte

    ResponderEliminar
  11. eu andei uns dias a tentar aprender com videos do you tube....agora ando a testar numa coisa a direito que vou tentar que fique uma gola ou um cachecol...a ver vamos

    ResponderEliminar