
Hoje, que pouco choveu até à hora em que estou a escrever este post, deu para fazer ainda um pequeno passeio matinal. É impressionante os efeitos da chuva e da humidade no campo! As margens que estavam secas em tons meramente acastanhados, em menos de duas semanas estão agora verdejantes. É um novo ciclo, uma nova vida. Mas, vamos ao que interessa! Ultimamente tenho feito muitos pratos simples, tento preocupar-me sobretudo com o tipo de comida que cozinho. Procuro alimentos saudáveis e frescos. Tenho comprado alguns livros sobre alimentação saudável e biológica e tudo isso me tem ajudado a saber gerir melhor o que se põe dentro dos tachos e panelas. Sendo eu uma grande fã de beterraba tinha de experimentar fazer a sopa de tom vermelho-púrpura. É muito cremosa e tem um sabor levemente adocicado. A acompanhar fiz as pataniscas de cenoura ( a receita é da Mafalda Pinto Leite) que todos tanto gostamos. Ambas as receitas estavam na mesa em menos de 1 hora, muito fáceis de preparar e fazer.

Sopa de Beterraba
1 courgette; 1 cenoura; 1 cebola; 1 chouchou; 2 beterrabas; sal; azeite.
Misturei tudo na panela pressão e deixei cozer 15 minutos.
No prato adicionei um fio de natas de soja.
Pataniscas de Cenoura
(Inspirada na receita da Mafalda Pinto leite com algumas alterações)
Fiz um polme com 2 ovos batidos, farinha sem fermento e água. Temperei-o com sal, 2 colh. de chá de açafrão, 1/2 colh. de chá de noz moscada e pimenta. A parte juntei salsa e 2 sacos pequenos de cenoura ralada. Fritar em óleo.
Tudo com óptimo aspecto... fiquei curiosa com as pataniscas de cenoura. Não queres publicar a receita (ou link para onde a posso encontrar)? Obrigada e beijinhos! margarida
ResponderEliminarUau! Essas pataniscas de cenoura estão mesmo apetecíveis :)
ResponderEliminarÓptimas sugestões.
Também sofro do mesmo "mal": pensar antes de comer, antes de cozinhar. Sinto-me melhor quando como conscientemente e não no acto impulsivo de saciar uma necessidade.
Já me abriu o apetite! Então essas pataniscas... parecem deliciosas!
ResponderEliminarAs pataniscas agradam-me! Tenho de experimentar fazer!
ResponderEliminarCá em casa também temos cada vez mais preocupação com o lado saudável e equilibrado da alimentação. Mas, como em tudo, às vezes falhamos! :)
Boa semana!
Mas que bela ideia as pataniscas de cenoura ;) Não conhecia! Parabéns pelo blogue!
ResponderEliminarwww.mimosdemae.com