Horticultura

Este ano a nossa horta deu-nos: alface, tomate, courgettes, alho francês e abóboras.Para o ano não irei plantar o alho francês..., foi desastroso! Tudo o resto será para tomar como exemplo e repetir para termos uma boa colheita no próximo ano. Para me auxiliar comprei dois livros sobre a matéria: "A Horta Mês a Mês", de Alan Buckingham e a "Horta e Jardim", ambos da editora Civilização. Devo dizer que estou surpreendida com ambos, são autênticas bíblias sobre o assunto! A acrescentar, que a Civilização editora está com colecções óptimas no que respeita aos livros de tema prático.


9 comments

  1. Não se deve disistir ao 1.º falhanço de alho francês! Pode ter corrido mal este ano mas correr melhor no próximo, na horta é assim! Temos tido sempre imensas courgetes, este ano correu mal mas no próximo ano voltamos a tentar. Às vezes é a qualidade da terra que não é a ideal para determinada "colheita". No 1.º ano que semeámos alho ficaram enormes e lindos, mas foi sorte de principiantes porque não conseguimos voltar a uma produção igual, mas tentamos todos os anos! Boas colheitas. V.

    ResponderEliminar
  2. Também tivemos muita fartura!

    Vai-se aprendendo aos poucos de um ano para o outro. Não desistas de plantar o que corre mal num ano, pois existem muitas condicionantes que interferem numa boa produção, como por exemplo o tempo e a qualidade das sementes. Este ano tivemos muito poucas abóboras, mas no ano passado eram às dezenas! Assim como o tomate, no ano passado eram poucos e tinham uma doença, este ano nem sabia que lhes havia de fazer.

    Por vezes mudar o sítio do plantio também ajuda.

    A foto está fantástica! :)*

    ResponderEliminar
  3. muito jeitosos!!! vou oferecer aos meus sogros! têm tido excelentes colheitas por acaso... :)

    ResponderEliminar
  4. Muito bem!!! E não esquecer o velho Borda d'Água que é uma sumidade no assunto!!!

    ResponderEliminar
  5. Estes são umas verdadeiras bíblias sobre o assunto, só acho que, ás vezes, não estão muito adaptados à nossa realidade climatérica. Não acha?!?! Mas como ainda não tivemos um horticultor português a interessar-se pelo tema tem mesmo de ser *_*
    Boas horticulturas e não desistir é o lema!!! Adorei a fotografia.
    Beijos nossos do norte

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelo seu comentário. É uma honra.

    ResponderEliminar