Da Horta

Este é o aspecto das courgettes que semeamos na horta este inverno. Tomaram medidas do tamanho do meu ante-braço e pesam em média 2,600 kg cada uma! Acho que tenho courgettes para um ano, por isso vou precisar de imensas receitas. Pergunto-vos eu como usam este vegetal na vossa alimentação?

17 comentários

  1. Márcia
    que previlégio, comer produtos semeados por vocês :) eu uso muito a courgette na sopa.
    vou pesquisar receitas para ti!
    beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Eu faço sopa, (congelo aos quadrados), mas tambem faço noi forno e é fabuloso:

    Partes as tiras pro fino, enches um tabuleiro de forno, poes sal grosso, alho, pimenta e cobre com um fio de azeite e deixas ficar com um art estaladiço, A gorgette é gordurosa portanto por pouco azeite e acompoanha com o que quiseres. Fiz isso quando vieio cá a equipa da IKEA e eles deliraram. Cozinha-se rapido.

    ResponderEliminar
  3. Boa Graça!
    Parece-me óptimo. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  4. Uau... é o meu sonho, plantar os meus legumes.
    Não faço nada com courgettes a não ser a sopa, mas deve haver por aí muita receita pelo "mundo virtual".

    ResponderEliminar
  5. Congeladas, dá para usar na sopa todo o ano. Costumo comer num restaurante vegetariano courgettes recheadas com soja, vem inteira com casca, só tiram um bocadinho em cima e escavam e colocam a soja com outros legumes, é delicioso.

    ResponderEliminar
  6. Costumo estufá-las, cortadas em cubos ou rodelas pequenas, com cogumelos (frescos), em tomate e cebola, teperado com alho, louro e ervas da Provença. Acompanha lindamente qualquer carne grelhada, com arroz branco. Mas também fica bem com uma simples 'pasta' cozida al dente!
    Marta

    ResponderEliminar
  7. Sabes que se fores apanhando as courgettes sem as deixares crescer demasiado, a planta acaba por produzir mais e são mais saborosas.
    As courgettes pequenas (no máximo com 15cm) são deliciosas recheadas com carne e legumas :-)

    ResponderEliminar
  8. WOW! Uma das recordações da minha infância é a de um delicioso bolo de courgettes: vou ver se descubro a receita para te enviar :)

    ResponderEliminar
  9. Legumes salteados, courgettes cortadas ás fatinhas fininhas, cenouras, cogumelos, pimentos, rebentos de soja, um pouco de azeite e temperar os legumes com oleo de soja. Acompanhar com carne ou peixe muito bom!
    Também pode fazer no forno, cortados ás rodelas com peixinho e batata.
    Até pecar com ele de vez em quando é bom! Rodelas fininhas passar por farinha e fritar! Uma delicia.

    ResponderEliminar
  10. Bem, subscrevo o comentário da Tita aqui em cima, que eram mesmo estas coisinhas que eu ía sugerir!
    Mas acrescento ainda:
    Bom para engrossar molhos (por exemplo um molho de tomate) - costumo usar no meu molho de francesinha; Puré; estufados, guisados, Panadas com ovo e pão ralado; Outra coisa que faço às vezes é um molho de courgete com cebola, tomate e caril - uma delícia de acompanhamento! ; E também podes comê-la simplesmente, crua em saladas às fatias fininhas, mesmo com casca - que é digestiva. A flor da courgete também é comestível, mas como nunca comi não sei como deves cozinhá-la ou se podes comer crua.

    Desculpa "isto" não serem receitas... mas como vou tendo sempre courgete cá em casa, e não sou muito de "seguir receitas", vou usando em... quase tudo! :)

    Beijinhos,
    joana

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Além de sopa, faço feijoada de legumes (com um pouquinho de chouriço para dar sabor), geralmente coloco a cougete sem descascar... coloco tudo no tacho em cru (com feijão demolhado) com os legumes que tivermos por casa e os temperos normais, azeite de Trás-os-montes, muita cebola, louro....etc... e fica deliciosa...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Acho que já disseram tudo! Há muitas especialistas por aqui!
    Bom proveito!

    ResponderEliminar
  13. Costumo fazer como a Graça ou então simplesmente cortadas às rodelas e grelhadas, juntamente com pimentos, cebola, alho francês, beringela, apenas temperado com sal e azeite, é muito bom... e se quiseres podes juntar cuscuz e tens uma refeição completa!

    ResponderEliminar
  14. A horta do meu pai tb já começou a bombar curgetes, mas gosto delas pequenas, são mais saborosas.
    Na linha do que aqui já foi sugerido, tenho muitas sugestões no meu blogue, onde têm mesmo direito a um separador: http://nosoup-foryou.blogspot.com/search/label/Curgete
    Os bolos com curgete e a compota de curgete são supreendentemente bons! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Cá em casa é usada como substituto da batata na sopa!!! Quando trago, da horta transmontana dos meus tios, exemplares idênticos ao vosso *.* descasco e corto aos cubos e congelo em porções necessárias a cada utilização. Também gosto grelhadas com molho de soja e sementes de sésamo para acompanhar a refeição.

    Beijos nossos do Norte

    ResponderEliminar
  16. Minha querida Deva,
    Enviei-te a receita do bolo de courgette para este email: mail.bydeva@gmail.com. Recebeste?

    ResponderEliminar
  17. Minha querida Deva,
    Enviei-te a receita do bolo de courgette para este email: mail.bydeva@gmail.com. Recebeste?

    ResponderEliminar

Instagram