"No poupar está o ganho", como costumamos afirmar! E isso aconteceu-me este fim-de-semana quando fiz render uma receita com tão pouco. Temos a mania que por vezes, quando vamos às compras comprar isto e aquilo, e chegando a casa atafulhar as gavetas do congelador até não as conseguir fechar. Aos poucos tenho estado a cozinhar conforme aquilo que tenho, sem que haja necessidade de "comprar mais", ou seja o objectivo é gastar o que temos e esvaziar toda a parte de congelados, para depois a encher com alguma lógica e menos desperdícios monetários!
No Sábado inventei uma receita de bacalhau com apenas dois lombos deste e um pacote de delícias do mar! Ficou óptima.

2 Cebolas médias
4 Cenouras
Azeite
Bacalhau
Delícias do Mar
Béchamel
1 Pacote de Natas
sal
Pimenta
Batatas fritas (aos cubos)
Pão Ralado
Modo de Cozinhar:
Comecei por cozer o bacalhau com as cenouras às rodelas. A parte fiz um refogado de azeite e cebola. Desfiz num prato com ajuda de um garfo as cenouras já cozidas e juntei-as ao refogado. Deixei ficar alourar mais um pouco e juntei o bacalhau desfiado e mexi. O mesmo com as delícias do mar cortadas às rodelas e as batatas fritas em cubos (usei um pacote de batata pré congelada marca Continente). Temperei com sal e um pouco de pimentas moídas e deixei cozinhar. Adicionei um preparado de molho béchamel e um pacote de natas frescas. Misturei tudo e deixei ficar até começar a borbulhar.
Retirei todo o preparado para um tabuleiro onde polvilhei com pão ralado.
Foi ao forno cerca de 20 a 25 minutos.
Acreditem ficou delicioso e rendeu 4 refeições!
Translate
De aspecto está fenomenal!
ResponderEliminarÓptimo aspecto: cozinhar torna-se um desafio, poupa-se e vai-se variando!
ResponderEliminartem um aspecto delicioso :)
ResponderEliminarOlá, meu nome é Márcia e sou sua nova seguidora, adorei seu blog e esse prato me parece delicioso, visite o meu quando desejar.bjs
ResponderEliminarhttp://tecidoseamigos.blogspot.com
adoro bacalhau de todas a maneiras. esta tua parece-me muito boa. vou experimentar :)
ResponderEliminardelicioso só de olhar :)
ResponderEliminarsou uma grande fã de bacalhau (quem nos visita já sabe: podem vir à vontade, desde que tragam bacalhau eh eh) e já copiei esta receita para a mista listinha de "a fazer"... deve ser delicioso.
ResponderEliminarDe vez em quando convidamos amigos para jantarem cá e faço bacalhau com natas. Os Ingleses não estão habituados ao bacalhau salgado, apesar de comerem imenso bacalhau fresco (no fish and chips!). E adoram o nossa bacalhau com natas! Repetem, pedem a receita :) é o máximo!
Vale a receita, mas valeu ainda mais a "política" do fazer render!
ResponderEliminarOlá! Eu também tenho por hábito fazer compras mensais. Costumo fazer uma lista dos produtos que necessito e quando apanho boas promoções, se os produtos não se estragam acabo sempre por trazer para repor o stock. Quanto aos congelados vou gastando quase até findar tudo e depois volto a anotar na minha lista o que vai fazendo falta. Alguns legumes que compro no mercado ou que me dão se tenho a mais lavo-os, escorro-os corto e congelo-os para os comer mais em fora de época. Já tenho muitas vezes os legumes preparados para a sopa é só colocar a agua a ferver e depois colocar os legumes lá dentro, muito prático quando se está com pressa. Quanto ao teu bacalhau está delicioso, já fiz algo parecido, só que não cozinhei a cenoura, raspei-a perde menos vitaminas e se for daquelas do campo, lavo-as muito bem e coloco com a casca. Às vezes também aproveito o bacalhau para fazer assim :http://nacozinhadaguapa.blogspot.com/2010/05/farrapo-velho-forno.html
ResponderEliminarAproveito as sobrinhas de comida toda para reinventar novos pratos, nunca gostei de desperdiçar a comida.
ah e inspiraste-me a escrever um post... a ideia já cá está, tenho que o escrever em breve :) Beijinhos
ResponderEliminar:) Que bom aspecto
ResponderEliminarvou copiar e fazer para o jantar de 6ªf (temos uns amigos que vão lá a casa).
Pelos ingredientes, é daquelas comidas que de certeza ia gostar muito.
ResponderEliminarDefinitivamente a experimentar!
Experimentei ontem e, de facto, ficou delicioso. Muito obrigada pela sugestão! :-)
ResponderEliminar