Caminhada pela Serra


Esta semana impus a mim própria a regra de todas as manhãs fazer uma caminhada. Levava o tempo a dizer para comigo própria que ia andar, mas depois por coisa nenhuma acabava por "deixar para amanhã" e assim sucessivamente...
Comecei por andar 30 minutos no inicio da semana, depois uma hora, e as últimas vezes , hora e meia. Ando num ritmo normal, sem pressa para atingir qualquer meta.

Ontem de véspera tratei de ajeitar um pequeno lanche para almoçarmos na serra, algo simples como baguettes com verduras e carnes frias brancas e a acompanhar chá verde fresco e alguma fruta.

O calor por volta das 11 horas da manhã começou apertar, mas nem assim nos impediu de fazer hoje 7 Km. Encontrei esta aplicação "RunKeeper" que se mostrou uma óptima ferramenta para quem gosta deste tipo de desportos ao ar livre. Uma vez instalada no telemóvel permite-nos calcular os Kms que fazemos (neste caso de uma caminhada), a duração/ tempo, e mediante tudo isto o calculo das calorias perdidas.

Existem várias flores na serra, devido à humidade também encontramos alguns cogumelos. Este bouquet de cogumelos por exemplo nasceu dentro de um tronco de uma oliveira.

Vimos desta vez, vários Cardos em flor. Planta responsável pela coagulação do leite para o fabrico do queijo.

Surpreendeu-me a presença de vários Lírios na serra! Brancos e lilazes espalhados pelas bermas dos trilhos.

Aproveitei este passeio também para recolher algumas amostras de plantas e folhas para o herbário. Para além do que descrevi observamos bastantes pássaros, mas é dificílimo fotografa-los; teria de permanecer imóvel durante um determinado tempo à espera, de um momento de sorte, o que para mim é quase impossível estar quieta quase sem pestanejar!

Não tendo a beleza semelhante à de um pássaro, já me dei por feliz por não ter espantado com a minha impulsividade este casal de bichos, cujo o nome desconheço, e que se encontrava num momento mais íntimo.

Desejo-vos um bom fim-de-semana e se caso for, bons passeios!

Translate

13 comentários

  1. Olá Deva,
    Eu dou quase todas as manhas um passeio mas junto ao rio Tejo ( zona de Vila Franca) :)
    sem descrição qual a lente que usaste na foto dos escravelhos? Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Sónia.
    No caso das fotos das flores e dos bicharocos usei uma lente macro.

    ResponderEliminar
  3. Que caminhada tão bonita. Adoro caminhar. Não sei como não enjoo, visto que o meu trabalho se resume essencialmente em caminhar! Mas hoje estou bem cansada e por isso foi tão bom vir aqui. Descontraí com tanta beleza e ainda ri com a tua descrição acerca dos bichos. Pois é, não os espantaste porque eles estão colados. Pelo menos é o que o meu pequenito acha... Bom fim-de-semanda.

    ResponderEliminar
  4. A esta hora da noite, soube bem esta caminhada! Gostei principalmente dos cogumelos! :-)

    ResponderEliminar
  5. lindas, lindas fotografias, Marcia!
    Esta Serra tem mesmo muito para contar!!!
    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  6. Belas fotos.
    Eu á umas semanas também retomei as caminhadas,óptimas para libertar o stress, no meu casofaço-as ao final do dia...

    ResponderEliminar
  7. que descrição deliciosa! quem me dera poder acompanhar-te nestes passeios... e também quero sentir o calor a apertar ;)

    ResponderEliminar
  8. Fantásticas imagens! Também gosto muito de passear pelo campo de manhã. Tenho de ser mais disciplinada e fazê-lo todos os dias!

    ResponderEliminar
  9. Hoje também comecei as minhas caminhadas, abandonadas :( há 1 ano. Coisas da vida!!!
    Adorei as fotografias, belíssimas e inspiradoras.
    Boa semana e boas caminhas :)

    ResponderEliminar
  10. Adorei a foto dos cogumelos :) Que belos passeios!

    ResponderEliminar
  11. Mas que maravilha de fotos! Que bom regressar a este teu cantinho... depois de algum tempo de ausência na internet... tenho muito que ver aqui...fui!
    Bjs, joana

    ResponderEliminar
  12. Vim aqui parar por acaso e fiquei mais um pouco, a ver o blog e as fotos, lindas!

    Que engraçado! Logo depois, deparei-me com esta última: um casal de "Trumbuctus" ";). São gorgulhos, pertencem à espécie Lixus angustatus e deram o nome à minha horta.":)

    ResponderEliminar

Instagram