Horta II

Diz-nos o "Borda D`Água", que no mês de Março devemos preparar a terra para a agricultura. Na horta preparar as estacas para feijões e ervilhas (não temos) e semear abóbora, alface, beterraba, couves, nabiça, feijão, melancia, melão, pepino, salsa, tomate, etc... No Jardim colher as flores de campainhas brancas e Narcisos... entre muitas outras coisas que se podem fazer durante este mês. Fiz um scanner da página em questão para quem tiver interesse.
Nada mais, nada menos que altura certa para transplantar todos os legumes que se aguentaram ao longo destes meses na estufa e dar-lhes liberdade para crescerem em solo.


As sementes destas mini-abóboras chegaram-me por correio através uma amiga que me costuma presentear com belas surpresas. Espero agora contar com factor sorte e vê-las crescer semana após semana.

Translate

14 comentários

  1. o meu avô materno lia religiosamente o Borda d'Água e acho que a minha avó ainda o lê :-)
    pois tenho ali na mini-estufa umas alfaces, tomates, abóboras à espera da cama definitiva mas o tempo aqui não se decide ... dias de primavera e agora voltámos novamente aos casacos de Inverno.

    (e eu nem vou comentar essa mantinha granny square)

    ResponderEliminar
  2. Há cerca de 2 nos que ando possessa com a salsa... já semeei várias sementes diferentes e nenhuma nasce... grrrrrr....

    ResponderEliminar
  3. Trabalhar a terra remete-nos para as nossas origens. É um processo terapêutico, que nos cura, dá paz e esperança. É um mistério bonito. Que privilégio tens. Apesar de eu não ter terra para além da dos vasos, também tenho o Borda d'Água. Adoro a sua forma original que se mantém até hoje e os conselhos sempre actuais. Boa agricultura!

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa também há um Borda d'Água, uma colcha como essa(que nunca mais é terminada!) e uma horta que começa a dar os primeiros rebentos!!!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, já tirei, apesar de só poder ter uma mini horta com ervas aromáticas:)

    Bj

    ResponderEliminar
  6. Reparem no espaço que estou a plantar, também ele é minúsculo. Admiro as pessoas que possuem pouco espaço, tipo varandas, alpendre e mesmo assim têm no seu cantinho uma mini horta! O que conta não é o tamanho, mas sim a vontade de cada um.
    @Especialmente Gaspas: Também eu não tenho sorte com as ervas aromáticas... todas murcham dentro o fora de casa.

    ResponderEliminar
  7. O Borda d'Àgua é um poço de sabedoria!
    Não tenho o deste ano e vou-me regulando pelo do ano passado!
    Lots of green luck!

    ResponderEliminar
  8. A salsa é teimosa, demora p'rá aí uns 3 meses a germinar!

    ResponderEliminar
  9. Esta é tã, omas tão teimosa que já devo estar à espera dela há uns 3 anos... grunffff

    Vou fazer nova tentativa (outra vez), noutro local...

    Felizmente os coentros, por aqui, é tipo praga :))

    ResponderEliminar
  10. Olá,

    Não resisti a fazer um comentário sobre a salsa. Pode demorar até 6 semanas a germinar, para acelerar o processo podem pôr as sementes de molho 1 a 2 dias antes de semear. Agora é a altura ideal, gostam de sol nas zonas mais frias e precisam de rega antes de germinarem para as sementes ficarem humidas (sem exageros).
    O Borda d'agua é um almanaque feito com a sabedoria popular, muito util mas não sei até que ponto está atualizado às alterações climatéricas e às especies que os Homens condicionam para contornar problemas antigos (geadas, dias curtos, pragas...). A expressão mais comum nos mais velhos é "isto agora o tempo já não é o que era..."
    Espero ter ajudado.
    (Tem muito bom gosto)
    Ana Mourão

    ResponderEliminar
  11. Obrigada Ana pelo seu comentário. Estamos sempre aprender uns com os outros. Também gostei bastante de visitar o seu blog.
    Um abraço
    Deva.

    ResponderEliminar
  12. Eu começo é a achar que as formigas gamam as sementes que ponho na terra, só pode...

    ResponderEliminar

Instagram