O Pão

O Pão é o meu maior pecado! Fresco, fatiado, torrado, com compota, com manteiga ou simples não prescindo dele na minha alimentação. Costumo fazê-lo em casa porque todos gostamos do pão feito em casa, fica mais económico e podemos sempre manipular as receitas e fazer o pão que queremos. Aos Domingos a minha vizinha faz o pão para toda a semana e hoje fui lá espreitar. Querem ver?

Diferenças: eu uso 600g de farinha na totalidade e ela usa 6 quilos, eu cozo no forno normal a gás e este é feito num forno a lenha, fica muito mais saboroso e significa que se tivesse eu também um forno a lenha consumiria muito, mas muito mais pão : /

12 comentários

  1. Que imagens bonitas. Só de ver já me apetece ir buscar a manteiga e uma chávena de leite.....

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez, lindo! Eu também uso o meu forno a gás - não tenho outro... Mas fica óptimo na mesma. Eu também adoooro pão! Se tivesse um forno a lenha aqui em casa, nem quero imaginar! As imagens são lindas e lembram-me a minha mãe e a minha tia a fazerem o pão na aldeia, quando eu era pequena. Lembranças sem comparação.

    ResponderEliminar
  3. Lembrei-me agora que em algumas aldeias do interior do país ainda se coze o pão em fornos comunitários. Só de olhar para as fotos consigo sentir o cheirinho, da lenha, do pão acabado de cozer, e uma fatia com manteiga agora vinha mesmo a calhar. O pão é mesmo um pecado :)*

    ResponderEliminar
  4. Pão acabado de coser num forno a lenha é uma dádiva dos céus!
    As fotos como sempre...lindas.

    ResponderEliminar
  5. ai um forno a lenha!!! Acho que passávamos todos a enfardar pão sem parar :-D

    ResponderEliminar
  6. Isso do pão ser um pecado é um mito! A única contenção deve ir para a sustância com q o acompanhamos!

    ResponderEliminar
  7. ah minha avó também fazia assim broa no forno a lenha. Lembro-me de ser pequena e vê-la amassar, deixar a levedar, benzer o pão e pô-lo no forno. Eu achava que era mágico. E ainda acho :)

    ResponderEliminar
  8. O beloa pãozinho!!! Dêem-me umas fatias e abdico do jantar!!! Não vivo sem!

    ResponderEliminar
  9. Tão bom..........
    e eu que ainda não tomei o pequeno almoço!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Fantástico! Os meus avós tinham uma vizinha que tb. fazia o pão assim, eram os nossos dias preferidos, quando a íamos ajudar a amassar o pão. Era tão bom, tão saboroso! E durava imenso.

    ResponderEliminar
  11. O pão também é a minha perdição. E o que é caseirinho... é divinal.
    As fotos deste teu blogue dão vontade de por aqui ficar MUITO tempo a espreitar tudinho!

    ResponderEliminar

Instagram