Lisboa



(Imagens tiradas com o telemóvel)

Adoro cozinhar, sobretudo aqueles pratos que não estamos habituados a comer todos os dias. Quando praticava yoga aprendi a cozinhar alguns pratos de cozinha vegetariana e macrobiótica. Hoje sinto imensa falta desse tipo de alimentação, equilibrada e saborosa. Um dos meus livros de sempre favoritos de cozinha exótica se é assim que se pode chamar, é um livro de uma editora que infelizmente fechou que comercializava uns óptimos livros de culinária, neste caso referia-me ao "Livro Essencial Da Cozinha Asiática" da Könemann; deste livro já repeti diversas vezes algumas receitas como as panquecas vietnamitas, a beringela assada com tofu, os salteados de vermicelli, etc... - Gosto de juntar temperos e por vezes misturo num só prato um sabor picante com um sabor agridoce; fica delicioso! O pior de tudo é por vezes encontrar os ingredientes certos nos supermercados tradicionais. Na Mouraria encontramos muitos deles, mas seria bom tê-los assim mais dispersos numa lojinha simpática ao virar da esquina. Na vinda para o estacionamento passei no Hospital das Bonecas e lembrei-me da última vez que supostamente entrara lá dentro (para deixar uma "Tucha" que tinha partido uma perna); o local mantém-se o mesmo por fora e por dentro. Chamou-me atenção os brinquedos antigos, aqueles que brincávamos com os nossos primos e amigos, em lata ou em folha chamavam-lhes assim; achei um pouco absurdo o preço de alguns, e isso é culpa do vintage que veio encarecer tudo um pouco, e da minha mãe que deitou tudo ao lixo!
{Presente passeio fez-me lembrar repentinamente que a partir de hoje serei coleccionadora de brinquedos de outrora e que irei vasculhar todas as lojas e feiras de brique-a-braque.
}

7 comentários

  1. Também adoro esse tipo de comida mais equilibrada e saudável! Acabei de ganhar um livro de receitas Vegan e estou doida para experimentar alguma receita.

    ResponderEliminar
  2. um dia que venhas cá levo-te a conhecer a nossa pequena "chinatown", lojas e lojas de "tralha" e especiarias :-) por falar nisso tenho de dar lá um saltinho buscar canela a sério :-)

    vasculha o ebay .co.uk e .de que é uma arca de tesouro cheia de brinquedos com décadas e décadas em cima :-)

    ResponderEliminar
  3. Parece-me uma excelente colecção! Boas inspirações :)

    ResponderEliminar
  4. Podes publicar a receita das panquecas vietnamitas??
    Deixaste-me com água na boca!!

    ResponderEliminar
  5. hum, queremos receitinhas dessas, tenho curiosidade em experimentar cozinhá-las!

    ResponderEliminar
  6. Quando fizer uma destas receitas, publicarei aqui num post.

    ResponderEliminar
  7. E mesmo assim não vives tão longe dum centro onde podes oferecer-te de vez em quando uma culinária exótica. Ganhamos o hábito de elaborar uma lista. Uma ida a Mouraria é uma festa:)

    ResponderEliminar