Vai uma opinião?

Desde o ano passado que tenciono alterar a cor de toda a mobília da sala.
Nós temos a linha markor do Ikea em castanho escuro. É claro que quando compramos esta mobília gostamos da cor e ficou sempre muito bem nos últimos dois apartamentos onde moramos anteriormente. Hoje o Ikea já comercializa uma nova gama de móveis brancos, a Liatorp, mas há uns anos atrás não tinhamos sequer essa escolha. Então porque não alterar a cor?

(imagens retiradas da Internet)

Numa pasta do pc assim como no Flickr tinha guardadas as imagens da casa da Wan, a autora do Cotton Blue. A cor dos seus móveis vai de encontro aquilo que pretendo fazer, um estilo mais leve e mais rústico. Pensei então no branco total (mate, claro!) ou no azul esverdeado, tipo cor de bolor sabem? Estou mais inclinada para esta última. Sob o fundo de paredes brancas acho que sobressai muito bem esse tom.

Vou aproveitar o bom tempo para começar..., para tal já comprei um compressor e pedi ajuda ao Ricardo, que me forneceu logo um mostruário com as paletes de cores da Robbialac.

Gostaria de saber qual a vossa opinião? O branco ou o azul / esverdeado?

19 comentários

  1. O azul esverdeado com fundo branco. Acho que assim corta a "brancura" toda que no inverno se pode tornar desconfortável (eu sei que os nórdicos não pensam assim!) e além disso, com um pimpolho a correr pela casa fora acho que é mais prático! Para além de que não se torna tão monótono. Também já pensei em virar para o branco total cá em casa, mas acho que fica melhor se o combinarmos com uma ou mais cores - suaves - para não cansar tanto os olhos.

    ResponderEliminar
  2. eu sou suspeita... adoro móveis brancos e numa casa de campo acho magníficos, principalmente se combinados com tons bordeaux e verdes.Já a mistura com os azuis associo sempre a casas de praia.

    das fotos que aqui colocas, adoro o móvel azul... em branco, e a secretária. imagina vários cenários e potencia as possibilidades todas. não te esqueças que uns móveis brancos, em estilo rústico envelhecido, podem mudar de cara sempre que queiras, com as mudanças de estação,por ex, bastando para isso mudares os acessórios, mantas, sofás (ou capas de sofás, se gostares) ou mesmo os cortinados. já os verdes e azuis, são mais "estanques" e difíceis de conjugar. mas seja qual for a decisão, deve ser ponderada com o coração... afinal... é o teu espaço diário!!

    e não te esqueças de ir publicando fotos. adoro fotos de decoração!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Márcia,também gosto muito de decoração e a minha opinião é de que o branco é mais fácil de combinar com acessórios das cores que nós quisermos e aí poria as paredes de outra côr, por exemplo alfazema ou azuis ou verdes claros, mas depende do gosto de cada um. Também poderás para além de móveis só brancos introduzires uma ou outra peça de mobiliário de outra cor e até de outro estilo, porque se usa misturar estilos!A minha opinião é de que paredes brancas e móveis de côr também acabam por cansar. nâo sei se ajudei, mas... 1 Bjinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Márcia, eu gosto de cores, muitas cores, laranjas, azuis, verdes, encarnados, enfim... Também fico encantada com fotografias do género das que mostraste hoje, transmitem uma sala tranquila, uma vida em paz! (Mas aqui em casa nunca há sossego, por isso mantenho as cores quentes da sala!)
    O meu voto vai para paredes claras e móveis azuis esverdeados :)
    Bjns

    ResponderEliminar
  5. uma perguntinha técnica :D para pintares esses móveis do ikea como fazes ? é "só" pintar por cima, sem lixar antes ?

    ResponderEliminar
  6. Eu pintava de branco ou verde e por tras na parede papel de parede de arrasar.
    Tambem tenho pintado muitos moveis (principalmente encontrados na rua ou trifh stores) e regra geral ficam muito bem ate porque no estilo rústico a imperfeição é perfeição!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  7. Eu ia para o branco, com uma ou outra peça em azul/esverdeado, só para supreender :)

    ResponderEliminar
  8. eu também gosto de cor e se já tens as paredes brancas... gosto muito desse ambiente que mostras, tenho muita pena que a minha casa não dê para isso (pelo menos sem lhe fazer umas valentes modificações) por causa do chão de mosaico. o que é um compressor? é uma pistola de pintar? eu gostava muito de pintar os moveis do meu quarto. quando viviamos em Lisboa gostava muito de ver a cómoda e mesas de cabeceira de madeira escura mas aqui parecem-me demasiado pesadas. Lisboa tem uma Luz que não existe em mais lado nenhum... fico à espera das tuas pinturas :)

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto da ideia das paredes brancas e os móveis em azul esverdeado!!!! Apesar de gostar de ver nas revistas tudo em branco, acho que se pode tornar mais cansativo a longo prazo!!

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito da sala das fotos, mas o móvel que gosto mais é o azul acinzentado! :) Mais do que o azul esverdeado...
    Mas também concordo com alguns comentários anteriores, de que os móveis brancos dão outra flexibilidade à decoração. Se fosse eu se calhar optava pela maioria dos móveis em branco e uma ou duas peças em azul, coordenados com o resto da decoração.
    Bom trabalho! :-) E depois queremos ver o resultado!

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto de branco, o que tenho comprado é nesta cor. Mas também gosto de misturar com outras cores, as que aqui sugeres são lindas, os armários da 2ª foto mostram bem que esses tons ficam muito bem conjugados. O melhor é pensar logo que cores terão os cortinados, as almofadas, etc para ver quais as cores que combinam melhor.
    Boa sorte com a renovação!

    ResponderEliminar
  12. eu pessoalmente adoro moveis brancos e acho que ficam muito bem em casas de campo... mas se as paredes são brancas, acho que o azul é uma boa opção e vai muito bem com todas as coisas vermelhas que tens :)

    ResponderEliminar
  13. Eu sou adepta do branco! da uma luminosidade incrível as divisões :)

    ResponderEliminar
  14. Oi Deva
    meu voto é pelo branco, pelo motivo de que com ele vc pode "bricar" com as demais cores da decoração, com os detalhes.
    Poderia usar o azul em algum móvel destaque ou em um móvel que fica em um ponto focal do ambiente, mas não em todos.
    Boa sorte!
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Pessoalmente adoro o branco, com apontamentos de cor numa parede ou outra e nos acessorios. Esse azul/esverdeado nao gosto muito, mas claro sao opinioes.
    Há uns cinco anos comprei uma estante e uma vitrine da linha Markor mas rapidamente dei os moveis, nao tinha muito a ver cmg mas pensando neles em branco teriam ficado muito bem.

    Boas pinturas!

    ResponderEliminar
  16. Muito obrigada a todas pelos vossos comentários!
    Deva*

    ResponderEliminar
  17. branco sem duvida! intemporavel e podes sempre dar cor com os acessorios. esse azul que falas usava-se muito aqui na holanda nos anos 90, na altura gostava da cor agora acho-a desdatada, assim como os ocres e amarelos... mas eu nao sou do estilo rustico, embora goste de ver na casa dos outros e aprecie... branco branco branco! ve o blog da (constanca)saidos da concha www.saidosdaconcha.blogspot.com
    ela agora vive em inglaterra mas tem imensas fotos do apartamento dela de lisboa (todo ikea) onda as mobilias eram todas brancas e so os texteis e acessorios davam cor! muito bonito!
    inpiracao do norte: o arquivo da minha revista de interiores favorita, podes ver online todos os numeros anteriores!
    http://www.vtwonen.nl/magazine-en-more/vtwonen-archief/
    jinhos

    ResponderEliminar
  18. A minha opinião já vai tarde, mas iria opinar exactamente o que escolheste: o branco, e o azul num ou noutro móvel pois ficam bem juntos e dá mais alegria ao espaço!
    Continuação de um bom trabalho e muita inspiração!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  19. O meu voto é pelo azul esverdeado, porque apesar de o branco ficar sempre bem, a verdade é que acaba por "arrefecer" a casa. Uma outra opção seria a do envelhecimento do branco com uma pátine castanha escura, o que numa casa rústica está mais de acordo com o espírito campestre, para além de dar mais carácter à divisão. Uma outra ainda, seria a de optar por uma cor neutra tipo baunilha claro que aclara a sala mas a "aquece" ao contrário do branco puro.
    Aconselho ainda consultar todas as revistas marie claire idées que puder. Trazem sempre ambientes muito "Marcianos", dos quais penso, iria gostar :)
    http://mci.blogs.marieclaireidees.com/

    ResponderEliminar