Sobre Casas

Gostaria muito, de um dia poder adquirir uma casa de campo antiga e restaurá-la a meu gosto. No centro da aldeia de onde estamos a viver, a minha mãe tem uma casa que costuma alugar; desta gosto do soalho de madeira, embora irregular, dos banquinhos em pedra de alvenaria junto às janelas, dos tectos em tábua corrida e da chaminé gigantesca que tem na cozinha. Casas com alma, com construções que hoje dificilmente encontramos como os tectos de pé alto e as portas com bandeiras, fazem-me lembrar serões e contos queirosianos. Gostaria que um dia a minha casa tivesse tudo isso. De todas as divisões de uma casa a que mais me chama a atenção são as cozinhas. Hoje em dia as cozinhas no geral são práticas, modernas e o mais funcionais possíveis..., que é o que se quer! Mas seria óptimo juntar toda essa funcionalidade pratica a uma cozinha antiga, uma cozinha com um forno de lenha, um lava loiças em pedra, e janelas de madeira ou invés dos alumínios! O nosso país está cheio de casas assim, casas senhoriais, palacianas, etc...

O ano passado enquanto passeamos pela beira baixa vimos imensas casas com este tipo de traça, muitas delas infelizmente, ao abandono.

Um dos hábitos que tenho é navegar de vez em quando pelas imobiliárias e "bisbilhotar" algumas casas dentro e fora do país e imaginá-las decoradas segundo o gosto pessoal. Numa dessas visitas deparei-me com uma casa rural do século XVIII, transformada através de um pavilhão de caça e, com um pé direito imaginem de 5 metros; uau! Podem vê-la aqui.

Hoje vou atrever-me a mostrar-vos um pouco da nossa cozinha, se bem que esta, esteja muito longe de ser uma verdadeira cozinha rústica.





Translate

17 comentários

  1. Adorei o post!!! A decoração está muito linda e super campo...
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Que máximo... super, super cosy :)
    Obrigada por partilhares!

    ResponderEliminar
  3. Muito cosy e no bom caminho para o rústico. Adorei o móvel azul!

    ResponderEliminar
  4. Muito linda a tua cozinha!
    Adoro os teus recantos polvilhados de vermelho e branco. Tenho um móvel igual ao teu azul mas sem o tampo em mármore (o meu é verde), resgatei-o de ir para o lixo e agora tenho de o restaurar.
    A casa do séc. XVIII é realmente um espanto!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que cozinha mais linda! Estou encantada!

    Realmente é um sonho ter uma casa de campo e decorá-la do nosso jeitinho! A cozinha certamente seria meu lugar preferido para decorar.

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da cozinha e da casa de campo nem se fala... 700m2 de área útil para decorar!

    ResponderEliminar
  7. Deva, prazer em conhece-la!

    Ameeeei a sua cozinha!
    Aliás, amei o blog todo!

    Voltarei sempre!

    Bjs Lú.

    ResponderEliminar
  8. ahhh que eu costumo fazer isso tambem, adoro a zona de sintra e amava ter uma daquelas casas antigas com um jardim verde verde como tantas vezes vemos e gosto de visitar sites de imobiliarias à procura de casas assim antigas.

    A casa que mencionaste é deliciosa, adorei a vista e a casa em si dava para fazer algo espantoso.

    Amei a tua cozinha, tao aconchegante, dá vontade de passar horas a cozinhar, tambem gosto das cozinhas assim, funcionais mas com o lado campestre ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. ai ai ai
    essa mesa com o tampo de mármore é qualquer coisa... até me deu vontade de restaurar uma que tenho no alpendre e que serve para guardar umas latas velhas de milho para as galinhas :-)))

    ResponderEliminar
  10. quero para mim : as latas royal, as tigelas em cima do frigorifico,o móvel com mármore, os pesos, a galinha de louça, as nozes, os cestos e o caril margão ! ;-)

    ResponderEliminar
  11. quero para mim : as latas royal, as tigelas em cima do frigorifico,o móvel com mármore, os pesos, a galinha de louça, as nozes, os cestos e o caril margão ! ;-)

    ResponderEliminar
  12. adorei seu blog, e sua cozinha é muito fofa e cheia de vida com essas bolinhas que eu amo!!!!bjus

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito do post (aliás, gosto muito da honestidade do teu blog e das fotos sempre tão bonitas!) e já vi que temos algo em comum: gostamos de vermelho e de coisas vermelhas às bolinhas brancas, certo?

    A tua cozinha é mesmo gira, com um charme de country house!

    Beijinhos e boa páscoa,
    margarida

    ResponderEliminar

Instagram